Usuários relatam bloqueio de iPhone na Austrália; mensagem exige US$ 100

Muitos usuários da Apple na Austrália tiveram uma surpresa desagradável nesta segunda-feira (26), com o bloqueio de seus iPhones, iPads e computadores (notebooks e desktops). Essas máquinas exibem uma mensagem disparada via aplicativo de localização Find My iPhone, que diz (em inglês): “Equipamento haqueado por Oleg Plis”. Segundo o “ZDNet” da Austrália, o texto pede […]

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Muitos usuários da Apple na Austrália tiveram uma surpresa desagradável nesta segunda-feira (26), com o bloqueio de seus iPhones, iPads e computadores (notebooks e desktops). Essas máquinas exibem uma mensagem disparada via aplicativo de localização Find My iPhone, que diz (em inglês): “Equipamento haqueado por Oleg Plis”.

Segundo o “ZDNet” da Austrália, o texto pede o ainda o pagamento de US$ 100 (cerca de R$ 223) para desbloqueio. Em alguns casos, afirmam outras publicações, o valor é de 100 euros (cerca de R$ 304). Não há relato de pessoas que tenham pago o “resgate”.

Uma página de discussão no fórum da própria Apple foi criada para tratar do assunto. Nela, muitos relatam o problema e tentam encontrar uma maneira para solucioná-lo (trocar a senha do serviço de computação em nuvem iCloud estão entre as sugestões).

As operadoras Vodafone e Optus confirmaram ao “ZDNet” ter recebido ligações de clientes sobre essa questão. Um porta-voz da Telstra afirmou que a empresa de telecomunicações está ciente do problema, mas que ele deve ser resolvido pela Apple.

Em seu blog, a empresa britânica de segurança Sophos comentou o caso. “Os aparelhos afetados não foram infectados por um programa malicioso. Parece que os responsáveis pelo ataque conseguiram obter o login das vítimas no iCloud e bloquearam remotamente os eletrônicos.”

A companhia afirma ainda que o problema com ataques desse tipo é a dificuldade em identificar os responsáveis ou impedir a continuidade de suas ações. A Sophos aconselha os usuários a usarem uma senha diferente para cada serviço e, no caso de usuários da Apple, usar um sistema de verificação em dois passos oferecido pela companhia.

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