Usuários reclamam da falta de medicamentos para hipertensão na UBS Zé Pereira

Moradores do Bairro Zé Pereira, região oeste de Campo Grande, estão indignados com a falta de medicamentos para hipertensos e médicos no posto de saúde da região. De acordo com o aposentado Luiz Carlos Macedo, de 65 anos, desde o início do ano que não consegue adquirir o medicamento para tratar sua hipertensão. “Faz tempo […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Moradores do Bairro Zé Pereira, região oeste de Campo Grande, estão indignados com a falta de medicamentos para hipertensos e médicos no posto de saúde da região.

De acordo com o aposentado Luiz Carlos Macedo, de 65 anos, desde o início do ano que não consegue adquirir o medicamento para tratar sua hipertensão. “Faz tempo que não consigo meu remédio no posto de saúde porque nunca tem”, reclama.

O aposentado disse que não sabe mais a quem recorrer para tentar solucionar o problema na unidade de saúde. “Já liguei milhões de vezes na Ouvidoria, só que não adianta porque ninguém atende. A solução é comprar só que não é sempre que tenho dinheiro, mas e aquele que não tem condições?”, indaga.

O idoso também disse que tem recorrido frequentemente às farmácias populares para conseguir o remédio. “Quando não tenho dinheiro vou à Farmácia Popular e o pego, mas não é sempre que consigo”, afirma.

Macedo revelou que diariamente as pessoas vão até a farmácia do posto de saúde e a maioria dos remédios que precisam estão em falta. “Muitas pessoas vão buscar medicamentos e a funcionária diz que está em falta e acabam voltando para casa sem o remédio”, relata.

O aposentado procurou a gerência da unidade de saúde e foi informado que já foi feito o pedido para a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), mas que até agora não foi feita a compra e que é preciso aguardar.

Outra reclamação do aposentado é a falta de médico no posto de saúde. Ele disse que na unidade só tem dois médicos clínicos-gerais para atender todos os moradores. “Hoje mesmo fui lá ao posto e não consegui marcar consulta. Os atendentes disseram que não tem médicos e que eu precisaria retornar na segunda-feira”, diz.

Segundo a Prefeitura, UBS não conta com especialistas, que ficam lotados no CEM (Centro de Especialidades Municipal). Quanto à contratação de médicos, informa ainda que 169 já foram contratados e está em estudo a possibilidade de mais contratações.

A respeito do medicamento que estaria em falta na unidade, o Lozatana Potássica 50 mg, usado para controle da hipertensão, diz que está sendo reposto ainda nesta segunda-feira e nesta terça-feira (22) já estará disponível na UBS Zé Pereira. Segundo a assessoria, o que ocorreu foi que o paciente preferiu não retirar o mesmo, pois já havia comprado e quando deu retorno, buscou pelo medicamento, que não estava mais disponível naquele dia.

Conteúdos relacionados