Universidade na Espanha discute benefícios da reidratação com cerveja após exercícios físicos

A Universidade de Granada realizou nesta terça-feira (22/04) em uma de suas sedes, na região espanhola da Andaluzia, um debate entre alguns pesquisadores da instituição e atletas não profissionais para discutir os benefícios da cerveja na reidratação de esportistas após exercícios físicos em condições de temperaturas elevadas e grande transpiração. Entre os especialistas da univ…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Universidade de Granada realizou nesta terça-feira (22/04) em uma de suas sedes, na região espanhola da Andaluzia, um debate entre alguns pesquisadores da instituição e atletas não profissionais para discutir os benefícios da cerveja na reidratação de esportistas após exercícios físicos em condições de temperaturas elevadas e grande transpiração.

Entre os especialistas da universidade espanhola presentes, estava o pesquisador Manuel J. Castillo Garzón, autor de um estudo publicado no final de 2013 no qual conclui que o consumo moderado de cerveja pode contribuir na manutenção de níveis mais altos de glicose plasmática e atenuar as respostas hormonais de estresse pós-exercícios físicos. Além disso, por ser composta basicamente de água, a cerveja (com ou sem álcool) ajudaria na rápida hidratação do corpo.

O debate faz parte do evento Beer Runners, nascido em 2007 nos Estados Unidos, quando um grupo de corredores da Filadelfia chamado Fishtown Beer Runners descobriu a pesquisa, ainda em andamento, de Castillo Garzón. Desde a sua criação, o grupo ganhou adeptos em cidades como Edimburgo, Chicago e Nova Iorque.

Em 2012, o movimento chegou ao país ibérico por meio da associação Cervejeiros da Espanha. No mesmo ano, corridas de rua foram organizadas em La Corunha, Barcelona, Madri, Saragoça, León e Las Palmas e, em 2013, o evento chegou a Murcia, Tenerife e Málaga. Após cada corrida, os participantes são encorajados a beber cerveja para reidratação. Segundo os organizadores, mais de 10 mil pessoas já participaram em algum dos eventos na Espanha.

Além de Castillo Garzón, o debate também contou com a presença dos norte-americanos Eric Frielder e David April, fundadores do Beer Runners, e Daniel Quintero, organizador do evento na Espanha. Após a discussão, as pessoas presentes no encontro participaram de uma corrida de rua cultural, passando por lugares históricos da cidade de Granada e, ao finalizar a competição, os corredores fizeram uma degustação de cervejas e das típicas tapas espanholas.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados