Uma em cada 10 meninas no mundo sofre abusos sexuais, segundo a ONU
Cerca de 120 milhões de meninas no mundo, quase uma em cada 10, foi estuprada ou vítima de abusos sexuais antes de completar 20 anos, revelou um novo estudo da ONU sobre violência contra as crianças ao redor do mundo, divulgado nesta sexta-feira (5). A agência de defesa dos direitos da infância da ONU, Unicef, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Cerca de 120 milhões de meninas no mundo, quase uma em cada 10, foi estuprada ou vítima de abusos sexuais antes de completar 20 anos, revelou um novo estudo da ONU sobre violência contra as crianças ao redor do mundo, divulgado nesta sexta-feira (5).
A agência de defesa dos direitos da infância da ONU, Unicef, afirma no estudo que um quinto do total de vítimas de assassinatos são crianças ou adolescentes menores de 20 anos.
O estudo também estabelece que em países latino-americanos, como Venezuela, Colômbia, Panamá ou Brasil, a principal causa de morte de jovens de 10 a 19 anos é o homicídio, indica o relatório, intitulado “Ocultos em plena luz”.
Este é o maior estudo realizado até agora sobre violência contra menores, e inclui dados de 190 países, segundo a agência.
“Estes são fatos incômodos que nenhum governo ou pai quer ver”, disse o diretor-executivo da Unicef, Anthony Lake.
“Mas a não ser que enfrentemos a realidade que cada estatística irritante representa (…) nunca mudaremos a mentalidade de que a violência contra as crianças é normal e permitida. Não é nenhuma das duas coisas”, afirmou.
Outros abusos registrados são a perseguição, que regularmente afeta mais de uma em cada três crianças escolarizadas de entre 13 e 15 anos de todo o mundo.
No que se refere à violência para impor a disciplina, o relatório descobriu que cerca de 17% dos jovens de 58 países eram alvos de duras formas de castigo físico, entre elas tapas na cabeça, na orelha ou no rosto, ou espancamentos constantes.
O relatório da ONU também aborda a mentalidade através da qual tal violência é perpetuada e justificada.
A Unicef recomenda seis estratégias para evitar a violência contra as crianças, como “apoiar os pais e fornecer às crianças habilidades para a vida; mudar atitudes; reforçar os sistemas e serviços judiciais, criminais e sociais; e gerar exemplos e consciência sobre a violência e seus custos humanos e sócio-econômicos, com o objetivo de mudar atitudes e normas”.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Casa Arauco será inaugurada em Inocência para aproximação com a comunidade local
Espaço foca na sustentabilidade e será inaugurado na próxima terça-feira (17)
Presidente Lula vai passar por novo procedimento na cabeça nesta quinta-feira, diz hospital
Procedimento será realizado para interromper o fluxo de sangue em uma região do cérebro e evitar novos sangramentos
Cadeirante é agredido com pedaço de cano pela ex-mulher em Campo Grande
Vítima foi atingida na coluna, região onde passou por cirurgia recentemente, e socorrida pelos Bombeiros
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.