O presidente da Fifa, Joseph Blatter, sugeriu de maneira extravagante que o futebol poderia um dia ser jogado em outros planetas, ao fazer seu discurso de abertura aos delegados no início do Congresso da entidade nesta quarta-feira.

Em seu discurso de abertura aos representantes de todos os 209 países membros da Fifa, anterior ao seu discurso presidencial marcado para mais tarde, Blatter falou sobre o impacto que o futebol pode ter no mundo, antes de se voltar para o futuro.

“Nós ainda estamos em meio ao nosso processo de reforma, mas estamos no fim”, disse ele.

“Nossos valores básicos do futebol, de disciplina, respeito e fair play podem ser levados a qualquer lugar do mundo, aí então cumpriremos nosso objetivo, mas nosso objetivo nunca termina”, afirmou.

“De norte a oeste, ao leste e sul… nós devemos refletir se um dia nosso jogo será jogado em outros planetas, e então um dia não teremos um Mundial, mas teremos competições interplanetárias.”

Os comentários bem humorados de Blatter foram feitos no início daquele que tem tudo para ser um dos mais importantes congressos da Fifa, com a entidade envolta em uma série de crises, um dia antes do início da Copa do Mundo, competição que por si só tem sido assolada por polêmicas.

“São tempos importantes para a Fifa”, disse Blatter.

“O mundo está mudando e o jogo deve mudar com ele. É nosso dever manter o avanço do futebol, mas também manter nossa governança e órgãos de controle em funcionamento”, afirmou o dirigente.

“Nosso dever é não só desenvolver o jogo, mas também garantir a integridade do jogo e a proteção do jogo, o jogo das pessoas. Nós devemos ficar orgulhosos em ver o impacto do jogo em nosso mundo”, acrescentou.

“Futebol é não somente um jogo, é um negócio multibilionário. Eu não sei se isso é bom ou ruim. Isso cria situações polêmicas e então algumas dificuldades. Nesse mundo em transformação, poucas coisas estão fora do alcance da política e da economia.”