Estiveram reunidos na última semana, a representante da AEAD (Assessoria em Educação a Distância) da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Maria da Silva Peixoto, o Secretário de Educação Municipal de Dois Irmãos do Buriti, Carlos Augusto Barbosa Leite, e a Coordenadora Geral de Educação do município, Lourdes Mendes. A reunião foi no escritório de representações da Universidade em Campo Grande.

Os representantes do município de Dois Irmãos do Buriti solicitaram uma parceria para a implantação de um polo de apoio presencial da UAB (Universidade Aberta do Brasil) para atender as demandas de formação de professores do município e também das comunidades vizinhas, com a oferta de cursos superiores gratuitos na modalidade a distância.

Foi solicitado que inicialmente seja implantado o curso de pedagogia e uma pós-graduação, a ser definida de acordo com as ofertas da UEMS e demandas do município. De acordo com a assessora da Educação a Distância da Universidade, Maria da Silva Peixoto, “as possibilidades da solicitação ser atendida são boas, uma vez que o município já apresenta boa parte da estrutura física e de pessoal preparado para atender o novo polo”, explica.

A próxima etapa será a aprovação da implantação do polo junto ao Fórum Permanente de Formação Docente de Mato Grosso do Sul e, posteriormente, a articulação com a CAPES para oferta de cursos da UEMS na modalidade a distância para o município de Dois Irmãos do Buriti.