Ucrânia e rebeldes prometem cessar-fogo na sexta-feira se houver plano de paz
O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, e o principal líder rebelde pró-Rússia disseram que irão ordenar um cessar-fogo na sexta-feira (5), contanto que se firme um acordo a respeito de um novo plano de paz para encerrar a guerra de cinco meses no leste ucraniano. O primeiro aparente progresso desse tipo no conflito acontece depois […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, e o principal líder rebelde pró-Rússia disseram que irão ordenar um cessar-fogo na sexta-feira (5), contanto que se firme um acordo a respeito de um novo plano de paz para encerrar a guerra de cinco meses no leste ucraniano.
O primeiro aparente progresso desse tipo no conflito acontece depois de uma semana na qual os separatistas obtiveram grandes vitórias com o que a Otan (Organização para o Tratado do Atlântico Norte) afirma ser o apoio explícito de soldados russos.
Falando nos bastidores de uma cúpula da Otan no País de Gales, Poroshenko declarou que o cessar-fogo está condicionado a uma reunião já agendada em Minsk, na Bielorrússia, na sexta-feira com enviados de Ucrânia, Rússia e da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa).
“Às 8 horas de sexta-feira (horário de Brasília), contanto que o encontro (em Minsk) aconteça, pedirei ao gabinete que ponha em vigor um cessar-fogo bilateral, e esperamos que a implementação do plano de paz comece amanhã”, afirmou Poroshenko.
O líder rebelde Alexander Zakharchenko disse em um comunicado que os separatistas também ordenarão um cessar-fogo uma hora mais tarde, contanto que os representantes de Kiev concordem com um plano de paz no encontro de Minsk.
Os anúncios vieram um dia depois de o presidente russo, Vladimir Putin, propor um plano de paz de sete pontos que poria fim aos combates no leste da Ucrânia, mas mantendo o controle dos rebeldes sobre os territórios.
Até agora não houve sinal de uma trégua no conflito no leste, onde os rebeldes avançaram rapidamente na semana passada com o apoio de milhares de militares, artilharia e tanques russos, segudo a Otan e Kiev.
Moscou nega a presença de seus soldados, mesmo diante do que o Ocidente afirmam serem provas irrefutáveis.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.