Ucrânia: Anistia Internacional denuncia tortura de ativistas e jornalistas
A Anistia Internacional (AI) informou hoje (10) que dispõe de provas “contundentes” sobre espancamentos, sequestros e outras formas de tortura praticadas contra ativistas, manifestantes e jornalistas nos últimos três meses no Leste da Ucrânia. No documento Sequestros e Tortura no Leste da Ucrânia, a organização detalha os resultados das investigações feitas durante “viagem recen…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Anistia Internacional (AI) informou hoje (10) que dispõe de provas “contundentes” sobre espancamentos, sequestros e outras formas de tortura praticadas contra ativistas, manifestantes e jornalistas nos últimos três meses no Leste da Ucrânia.
No documento Sequestros e Tortura no Leste da Ucrânia, a organização detalha os resultados das investigações feitas durante “viagem recente a Kiev e ao Sudeste do país”.
Em comunicado, a AI acrescenta que o relatório traz denúncias de sequestros e torturas cometidos por grupos separatistas armados e por forças partidárias de Kiev.
“Com o sequestro de centenas de pessoas ao longo dos últimos três meses, é chegada a hora de analisar o que ocorreu e de travar essa abominável prática”, disse o subdiretor da Anistia para a Europa e Ásia Central, Denis Krivosheev, citado na nota.
A grande maioria dos sequestros é cometida por separatistas armados, que submetem suas vítimas a “agressões e torturas repugnantes”, indicou, lembrando que há provas de que “as forças partidárias de Kiev” são responsáveis ainda por “um número menor de abusos”.
Segundo a AI, não existe uma lista “completa ou fidedigna” sobre o número de sequestros, embora o Ministério do Interior estime em cerca de 500 os casos ocorridos entre abril e junho.
A Missão de Controle da Organização das Nações Unidas na Ucrânia indicou 222 sequestros no mesmo período, destaca a Anistia.
Segundo a AI, nas regiões orientais de Donetsk y Luhansk, dominadas por grupos pró-russos, os sequestros visaram não só aos integrantes da polícia, do Exército e do governo local, como também aos jornalistas, ativistas, manifestantes e empresários.
Diante dos abusos cometidos por grupos leais ao governo democrático de Kiev, a Anistia refere-se à existência de associações de “autodefesa”, que estariam implicadas nos casos de “maus tratos”
Nesse sentido, a organização pede ao governo ucraniano que crie um “registro único, frequentemente atualizado”, que reúna as denúncias de sequestros. Pede ainda que investigue “a fundo e imparcialmente” cada caso de “uso excessivo de força, maus-tratos ou tortura”.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Acostamento de vias na elaboração e na contratação de projetos de engenharia é tema de debate na Alems
Deputado Caravina prevê que “a implantação de acostamentos nas rodovias estaduais, sem dúvida, diminuirá consideravelmente os riscos de acidentes”
Engavetamento com seis veículos deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena
Dentre os envolvidos estão uma BMW X4, uma Chrysler Caravan, um VW Polo e dois VW Gol
TCE-MS pede suspensão de licitação milionária para compra de uniformes escolares de Itaquiraí
Tribunal apontou irregularidades no processo licitatório
Chuva de meteoros poderá ser vista em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira
A chuva de meteoros Geminídeas terá seu pico na sexta-feira (13)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.