A polícia ucraniana apreendeu 42 kg de ouro e US$ 4,8 milhões em dinheiro durante uma busca nos apartamentos do ex-ministro de Energia Eduard Stavytsky, disse o ministro do Interior ucraniano, Arsen Avakov, neste sábado (22).

Avakov disse que as buscas foram realizadas no âmbito de uma investigação de corrupção no setor de energia. “Fiquei surpreso quando recebi o relatório com os resultados, hoje de manhã. Quanto alguém precisaria roubar para ter uma ‘ninharia’ dessas em casa, como dinheiro para pequenas despesas”, disse Avakov em mensagem no Facebook.

A carreira de Stavysky floresceu durante o governo do presidente deposto, Viktor Yanukovich, e ele foi nomeado ministro da Energia em dezembro de 2012. A mídia ucraniana descreve Stavytsky como membro do círculo íntimo de Yanukovich. Ele não pode ser encontrado para comentar o assunto.

A polícia ucraniana prendeu na sexta-feira (21) outro funcionário do setor de energia: o diretor da empresa estatal Naftogaz Yevhen Bakulin, como parte da investigação sobre corrupção que pode ter custado ao país ucraniano cerca de quatro bilhões de dólares.