TSE promove encontro com técnicos que vão capacitar mesários em todo o país

A Justiça Eleitoral reuniu servidores de todo o país que vão treinar mesários para as eleições deste ano. O curso que irá capacitar os mesários sobre a biometria teve início nesta terça-feira (22), no Tribunal Superior Eleitoral. Os servidores terão um treinamento prático utilizando as urnas biométricas. Segundo o TSE, cerca de dois milhões de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Justiça Eleitoral reuniu servidores de todo o país que vão treinar mesários para as eleições deste ano. O curso que irá capacitar os mesários sobre a biometria teve início nesta terça-feira (22), no Tribunal Superior Eleitoral. Os servidores terão um treinamento prático utilizando as urnas biométricas.

Segundo o TSE, cerca de dois milhões de pessoas devem trabalhar em outubro como mesários, incluindo convocados e voluntários. Neste ano houve uma ampliação dos municípios que devem usar o sistema biométrico para votar.

Em outubro, serão 770 municípios que vão identificar seus eleitores por meio das digitais, o que exige um treinamento mais específico.

Durante o treinamento também serão abordados outros temas como a postura ética adequada ao trabalho do mesário, a facilitação em relação à acessibilidade dos eleitores com deficiência e novidades como a habilitação do áudio em todas as urnas do país, por exemplo.

O treinamento ocorre no auditório do TSE até a sexta-feira (25), com programação durante o dia inteiro. São 360 pessoas que representam a Justiça Eleitoral de todos os estados brasileiros. Nesse primeiro dia estão reunidos representantes do Acre, do Espírito Santo, do Paraná, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte e de Roraima.

Na quarta-feira, o encontro será entre servidores da Justiça Eleitoral do Ceará, Distrito Federal, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Já na quinta-feira, reúnem-se os representantes de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Mato Grosso, Rondônia e Sergipe. No último dia, o encontro será entre Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí e Tocantins.

Conteúdos relacionados