Três públicas lideram ranking das melhores universidades em Mato Grosso do Sul

As universidades públicas de Mato Grosso do Sul lideram o ranking regional das melhores instituições de ensino, divulgado pelo Jornal Folha de São Paulo. Em primeiro está a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); em segundo a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados); e em seguida a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As universidades públicas de Mato Grosso do Sul lideram o ranking regional das melhores instituições de ensino, divulgado pelo Jornal Folha de São Paulo. Em primeiro está a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); em segundo a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados); e em seguida a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Na sequencia dessas universidades públicas vem as particulares. Em quarto lugar aparece a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e na quinta e última colocação surge a Uniderp-Anhanguera.

Sob um ponto de vista mais amplo, comparando essas universidades do Estado com as do Brasil afora, a UFMS fica na 37ª colocação; a UFGD na 115ª; a UEMS na 123ª.
Já a UCDB, nesse panorama, fica na 149ª posição e a Uniderp-Anhanguera na 152ª.

Neste ranking, que vai até a posição 192ª, são analisados os quesitos ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização. As demais instituições de ensino do Estado não aparecem no ranking.

Curiosidades

As primeiras 17 universidades que compõe o Ranking Nacional são públicas, sendo que a 18ª, primeira entre as particulares, é a PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Lideram o ranking nacional, respectivamente a USP, UFMG, UFRJ, UFGRS, Unicamp, Unesp, UFSC, UnB, UFPR e UFSCar.

Entre as 30 primeiras colocadas só há 2 particulares, a já citada PUC-RS e a PUC-RJ, que ocupa a 20ª colocação.

Conteúdos relacionados