Trabalhadores fazem paralisação em 10 portos brasileiros nesta sexta
Trabalhadores das companhias docas de 10 portos brasileiros começaram na manhã desta sexta-feira uma greve de seis horas contra o que eles reclamam ser uma crescente privatização do setor, embora não tenha havido paralisações no porto de Santos –o maior do Brasil. A Federação Nacional dos Portuários (FNP), que organizou o protesto, não reúne estivadores, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Trabalhadores das companhias docas de 10 portos brasileiros começaram na manhã desta sexta-feira uma greve de seis horas contra o que eles reclamam ser uma crescente privatização do setor, embora não tenha havido paralisações no porto de Santos –o maior do Brasil.
A Federação Nacional dos Portuários (FNP), que organizou o protesto, não reúne estivadores, mas trabalhadores encarregados de liberar a atracação de navios e do controle de acesso aos cais.
“Levantou 10 portos, mas pode ser mais”, disse uma porta-voz da FNP, em Brasília.
A participação incluía os portos do Rio de Janeiro, Salvador e Belém, disse ela. Os trabalhadores de Paranaguá –segundo principal porto de grãos do país– estavam realizando “operação padrão”, disse a FNP.
O sindicato Sintraport de Santos (SP), informou que os trabalhadores decidiram não participar.
A FNP convocou uma outra paralisação para 30 de janeiro e fará assembleia em 4 de fevereiro para decidir sobre uma greve por tempo indeterminado.
Trabalhadores portuários têm, com frequência, reclamado dos esforços do governo federal para atrair investimentos privados nos portos públicos do país, com recursos que as autoridades consideram necessários para elevar a eficiência dos terminais.
A greve desta sexta-feira é focada nos planos do governo de permitir contratação de segurança terceirizadas para os terminais.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Bombeiros preveem Operação contra incêndios em MS o ano todo em 2025
Resultado foi positivo este ano com a área queimada reduzida para 1,6 milhões de hectare
Mariana Rios expõe diagnóstico de doença rara: “Zumbido sem fim”
No The Noite, Mariana Rios revelou que foi diagnosticada com uma doença raríssima que a deixou com sequelas; entenda a situação
Em semana da segurança, Câmara aprova novo tipo de prisão em flagrante
Texto segue para análise do Senado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.