Tocantins voltará a plantar algodão transgênico
O estado de Tocantins foi autorizado a plantar algodão transgênico. A portaria nº 30, publicada hoje (15) no Diário Oficial da União, retira o estado de Tocantins da Zona de Exclusão de plantio de algodão geneticamente modificado. O estado foi incluído nessa zona por meio da portaria nº 21, de 13 de janeiro de 2005. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O estado de Tocantins foi autorizado a plantar algodão transgênico. A portaria nº 30, publicada hoje (15) no Diário Oficial da União, retira o estado de Tocantins da Zona de Exclusão de plantio de algodão geneticamente modificado. O estado foi incluído nessa zona por meio da portaria nº 21, de 13 de janeiro de 2005.
A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) elaborou um paracer técnico para retirar o estado da Zona de Exclusão aprovando a medida. De acordo com a Secretaria de Agricultura e Pecuária de Tocantins, a autorização foi expedida após pedido do governo estadual. Com a autorização, a secretaria espera ampliar a produção de 5 mil para 40 mil hectares, este ano.
Para pedir a autorização, o governo estadual argumentou que a ampliação do plantio de algodão pode contribuir para o desenvolvimento regional e, também, para controlar a presença da lagarta Helicoverpa Armigera, que devasta as lavouras.
Em 2005, quando foi definida a Zona de Exclusão, o objetivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) era preservar a cultura de algodão nativo e selvagem no país, evitando cruzamentos. Mas, na época, foi definido que áreas poderiam ser incluídas ou retiradas da Zona de Exclusão.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
MS registra mais de 16 mil casos de dengue em 2024
Foram confirmados 32 casos de óbito em decorrência da dengue
Como Escolher a Empresa Ideal para Realizar o Laudo de SPDA: Um Guia Completo
O Laudo de SPDA é um documento essencial para garantir a segurança de instalações contra descargas atmosféricas, ou seja, contra os raios. Ele é necessário para verificar e certificar que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de uma edificação está em conformidade com as normas vigentes, como a NBR 5419. Com isso, é…
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.