O Cene, atual campeão sul-mato-grossense de futebol, estréia amanhã (12) na Copa Verde, competição que terá sua primeira edição este ano, reunindo equipes da região Norte, Centro-Oeste e do Espírito Santo.

A Copa Verde será disputada no sistema de mata-mata em jogos de ida e volta. São dezesseis equipes e as finais serão disputadas dias 2 e 9 de abril. O campeão garante vaga na Copa Sul-Americana 2015, torneio, que por sua vez, dará vaga na Libertadores 2016, além de alta premiação em dinheiro.

O Cene enfrentará o Brasília, vice-campeão estadual em 2013. A partida de hoje será na capital federal, às 20 horas, na Boca do Jacaré. A partida de volta será dia 20 de fevereiro, às 21 horas, no Morenão. O Furacão Amarelo deve ir a campo com André Moreto, Guto, Maicon, Dubinha, e Cafu; Naka, Baiano, Cezinha e Biro-Biro; Erick e Guilherme.

Se passar, o time de Campo Grande jogará com o vencedor do duelo entre Desportiva Ferroviária-ES e Cuiabá, ambos atuais campeões estaduais.  Os outros confrontos da Copa Verde são: Naútico-RR versus Paysandu, Princesa do Solimões-AM contra Santos-AP, Paragominas-PA e Remo, Plácido de Castro-AC e Nacional-AM, Interporto-TO e Brasiliense, e Vilhena-RO contra Mixto-MT.

Enquanto o estado do Pará ficou com três vagas e Mato Grosso, Distrito Federal e Amazonas com duas, Mato Grosso do Sul só teve direito a uma, assim como Rondônia, Roraima, Tocantins, Espírito Santo, Amapá e Acre.

Bem em casa

O Cene lidera o grupo A do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2014, com doze pontos em seis jogos, invicto, com dez gols marcados e cinco sofridos. Além do Estadual do ano passado, o Furacão Amarelo, que foi fundado em 1999, ergueu a taça em 2011, 2005, 2004 e 2002. O time jogou a Série D do Brasileirão de 2011 e 2012, e jogará a edição deste ano.

Rally

Após o jogo de ida contra o Brasília, o time volta à Capital para pegar o Novoperário no domingo (16). Joga novamente na terça-feira (18) contra o Costa Rica e na quinta-feira (20) recebe o Brasília. No domingo (23) visita o Maracaju e na quarta (26) recebe o Aquidauanense, completando seis jogos em duas semanas.

Calendário cheio

E em março, dia 13, a equipe estréia pela Copa do Brasil, recebendo o Coritiba no Morenão. Pela primeira vez na história da equipe, o Cene disputará quatro competições em uma temporada (Estadual, Copa Verde, Copa do Brasil e Série D).

(Matéria editada às 10h41 para correção de informação; o jogo do Cene será quarta-feira (12) e não hoje, como anteriormente citado).