Geral

Testes revelam o quanto pessoas de meia-idade ainda podem viver

Homens de 53 anos que podem se levantar e  se sentar menos de 23 vezes por minuto — 22 vezes para as mulheres — têm o dobro de risco de morrer antes de completar 66 anos, segundo cientistas. Já a capacidade de se equilibrar em uma perna por mais de 10 segundos com os olhos […]

Arquivo Publicado em 30/04/2014, às 14h13

None

Homens de 53 anos que podem se levantar e  se sentar menos de 23 vezes por minuto — 22 vezes para as mulheres — têm o dobro de risco de morrer antes de completar 66 anos, segundo cientistas. Já a capacidade de se equilibrar em uma perna por mais de 10 segundos com os olhos fechados, e para levantar-se e sentar-se numa cadeira 37 vezes em 60 segundos — ou 35 vezes para as mulheres — faz com que, provavelmente, este homem de 53 anos ainda seja saudável nos 13 anos seguintes.

Um estudo do Conselho de Pesquisa Médica rastreou cinco mil pessoas nascidas em 1946 ao longo de suas vidas. Aos 53 anos eles completaram os testes durante as visitas domiciliares de enfermeiros especialmente treinados. Em um pé só, com os olhos fechados, homens e mulheres que foram capazes de manter a posição por menos de dois segundos eram três vezes mais propensos a morrer antes da idade dos 66 anos em comparação com os que ficaram por 10 segundos ou mais.

“A maioria destes estudos são feitos em pessoas mais velhas, mas nós mostramos que mesmo neste grupo etário mais jovem, no qual não se esperaria doença pré-existente, já vemos algum processo de envelhecimento”, explica Rachel Cooper, do Conselho de Pesquisa Médica.

Jornal Midiamax