Inglaterra, Espanha e mais um campeão mundial a definir entre Itália e Uruguai entre os eliminados. A Copa do Mundo de 2014 começou com estes países tradicionais como potenciais adversários do Brasil até as quartas de final, mas as surpresas aliviaram o peso da caminhada brasileira em caso de classificação. O Brasil enfrenta Camarões nesta segunda-feira, em Brasília, e precisa apenas de um empate para seguir em frente.

Chegando em primeiro ou segundo, a enfrentará nas duas fases seguintes países que estão no Grupo B, C e D. Já estão classificados Holanda, , Costa Rica e Colômbia. Itália ou Uruguai e uma disputa entre Costa do Marfim, Japão e Grécia fecharão as possibilidades de rivais do Brasil até as quartas. O chaveamento dependerá das posições finais após a rodada final.

A presença de apenas um campeão (Uruguai ou Itália), no entanto, não significa um alívio na chave. Apesar de algumas seleções classificadas terem menos história na Copa, elas têm apresentado um futebol capaz de complicar o Brasil neste Mundial.

Felipão, por exemplo, sempre destacou que o Chile poderia desbancar um dos favoritos do Grupo B. A Espanha acabou surpreendida. A Holanda, outra classificada da chave, sempre dá trabalho ao Brasil e foi a responsável pela eliminação em 2010. Se passar de fase, a Seleção enfrentará chilenos ou holandeses nas oitavas de finais.

Por conta de indefinição de posições, é impossível dizer se o Brasil terá um caminho mais tranquilo se chegar em primeiro ou segundo. Caso persistam as posições atuais, o time da casa enfrentaria Chile nas oitavas e o vencedor de Itália x Colômbia nas quartas se for líder. Em segundo, a Holanda estaria no caminho nas oitavas e o vencedor de Costa de Marfim x Costa Rica nas quartas.

A projeção para uma semifinal depende de muitos outros fatores. A Argentina, por exemplo, se cair para a segunda posição poderia entrar no caminho da Seleção, assim como a França. Mas entre as campeãs mundiais a que tem mais chances de aparecer como um adversário caso o Brasil chegue às semifinais é a Alemanha, que para isso precisaria confirmar a liderança de seu grupo e passar por oitavas e quartas.