Suprema Corte dos EUA suspende temporariamente casamento gay em Utah
A Suprema Corte dos EUA suspendeu temporariamente, na manhã desta segunda-feira (06/01), casamentos entre pessoas do mesmo sexo no estado de Utah, no centro-oeste do país. A medida liminar da mais alta corte do país é mais um capítulo na luta dos militantes pelos direitos homoafetivos contra as leis que barram o casamento civil gay […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Suprema Corte dos EUA suspendeu temporariamente, na manhã desta segunda-feira (06/01), casamentos entre pessoas do mesmo sexo no estado de Utah, no centro-oeste do país.
A medida liminar da mais alta corte do país é mais um capítulo na luta dos militantes pelos direitos homoafetivos contra as leis que barram o casamento civil gay em Utah — estado de cunho conservador em que mais de dois terços da população são filiados à doutrina mórmon.
No final de dezembro, um recurso julgado por uma corte distrital dos EUA havia feito de Utah o 18º estado norte-americano a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo — a exemplo dos também recentes Havaí e Novo México. Durante esses quinze dias, centenas de casais oficializaram sua união no território de Utah.
Diante da decisão, as autoridades de Utah recorreram à Suprema Corte afirmando que a medida judicial era uma “afronta” ao direito de Utah de definir o casamento como exclusivamente a união entre um homem e uma mulher.
A medida da Suprema Corte significa, na prática, que novos casamentos gays em Utah estão suspensos e não poderão ser oficializados até que o recurso das autoridades públicas de Utah seja finalmente julgado pela Corte de Apelações Distrital.
No final do processo, a decisão deverá ficar mesmo para a Suprema Corte dos EUA. O tribunal deverá esclarecer se estados têm o direito constitucional — os EUA são um país federalizado, no qual os estados têm grande autonomia para legislar sobre diversas matérias — de impedir o casamento entre pessoas do mesmo sexo ou se isso viola os direitos constitucionais dos indivíduos.
Em junho de 2013, a Suprema Corte dos EUA derrubou a polêmica lei federal DOMA (Lei de Defesa do Casamento, ou Defense of Marriage Act). A medida barrava diversos benefícios a casais gays. O tribunal, por 5 votos a 4, considerou que a lei violava o princípio de igualdade estabelecido pela 5ª emenda da Constituição dos EUA.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.