Um suicida dirigindo um micro-ônibus carregado com explosivos matou pelo menos 45 pessoas e feriu 157 neste domingo, na cidade iraquiana de Hilla, no sul do país, afirmaram a polícia e fontes de equipes médicas.

O suicida se aproximou de um posto de checagem na entrada norte da cidade de maioria xiita e explodiu o veículo, afirmou um policial pedindo para não ser identificado.

Pelo menos 50 carros se incendiaram com os passageiros presos dentro e parte do complexo de verificação foi destruído, afirmou o policial.

Insurgente sunitas vinculados à Al Qaeda retomaram terreno sobre o ao longo do ano passado, particularmente na província de Anbar, no oeste do país e que faz fronteira com a Síria.

Ninguém reclamou autoria pelo ataque, mas o vice-presidente do conselho provincial de Hilla, Aqeel al-Rubaie, acusou a Al Qaeda pela explosão do ônibus.

Rubaie disse que o governo recebeu informações de que agentes afiliados à Al Qaeda escondidos em uma área agrícola ao norte de Hilla estavam planejando um ataque.

“Temos evidência de que terroristas da Al Qaeda estão por trás do ataque suicida de hoje”, afirmou Rubaie.

O ataque deixou um rastro de destruição formado por escombros do posto de verificação e pedaços de veículos incendiados.

“Eu estava dentro da minha loja quando de repente uma explosão horrível me jogou para fora. Eu vi carros pegando fogo com as pessoas queimando dentro”, disse Abu Nawar, dono de um quiosque feito com folhas de palmeiras que ficava próximo do local do ataque.