A substância química azodicarbonamida, utilizada na fabricação de sola de borracha de sapato e de tapetes de ioga, também está presente em alimentos assados disponíveis em redes de fast food, como McDonald’s, Burger King, Chick-fil-A, Dunkin’Donuts, Jack in the Box, Kentucky Fried Chicken. O Subway divulgou que está em processo de retirar o item, apesar de ser permitido pela Food and Drug Administration, órgão que regula medicamentos e alimentos nos Estados Unidos. Apesar disso, ela é proibida na Europa por ser potencialmente não-saudável. Os dados são do jornal Daily Mail.

Tudo começou com o texto da blogueira Vani Hari, que lançou uma petição para pressionar o Subway a retirar o composto de seus pães. Mas pesquisas indicaram que outras redes também apostavam no composto, assim como produtos comprados em lojas e supermercados. “Estamos avaliando o uso do ingrediente como um condicionador de massa em nossos produtos e, atualmente, discutindo o assunto com os nossos fornecedores”, disse um porta-voz da Dunkin’Donuts.

O produto foi proibido para uso alimentar na Europa depois que um estudo da Organização Mundial da Saúde, realizado em 1999, descobriu que poderia induzir a asma e outras complicações respiratórias, assim como causar problemas na pele, quando administrados em grandes doses em animais. Ainda assim, os testes em humanos permanecem inconclusivos.