Geral

Sofrendo para respirar, ex-pedreiro tenta trocar cânula traqueal no HR há um ano

Gisleine Domingues de Matos, 29, está desesperada. Seu marido, Josias Paulino, 39, que antes de ficar doente era pedreiro, foi submetido à cirurgia de traqueotomia no ano passado e até agora não consegue trocar a cânula, aparelho que tem que ser trocado a cada três meses. “O hospital alega que não tem o aparelho, há […]

Arquivo Publicado em 08/02/2014, às 16h38

None

Gisleine Domingues de Matos, 29, está desesperada. Seu marido, Josias Paulino, 39, que antes de ficar doente era pedreiro, foi submetido à cirurgia de traqueotomia no ano passado e até agora não consegue trocar a cânula, aparelho que tem que ser trocado a cada três meses. “O hospital alega que não tem o aparelho, há mais de um ano”, explica a esposa.

Tudo começou em 2011, quando Josias teve um infarto e ao ser intubado sofreu calo na traquéia. Em 2013, ele teve que fazer cirurgia torácica e foi colocada cânula no ex-pedreiro. Porém, o médico de Josiais, especialista na cirurgia a informou que é preciso trocar a cânula urgentemente.

“Ele não sente cheiro, não consegue respirar direito, fala, mas a voz não sai. Tem que trocar, estou com medo de ele morrer, ele fez ponte de safena, é cardíaco. Preciso de ajuda”, clama Gisleine, que afirmar ter documento do Hospital Regional Rosa Pedrossian com o pedido de realização de troca da cânula.

O Hospital Regional ficou de checar os dados do paciente, mas até o fechamento da matéria não entrou em contato com a reportagem.

Galinhada

Buscando arrecadar dinheiro para comprar uma cânula nova, que custa cerca de R$ 200, Gisleine realizará galinhada no dia 16 de fevereiro, em sua casa, na rua Flamboyant, 76, São Conrado. “Vai custar dez reais, dá para comer aqui ou vir buscar e levar para sua casa. Vai ajudar também na compra dos remédios, que são muito caros”, destacou.

Cânula, o que é?

A cânula traqueal é um tubo curvado que possui uma chapa de proteção para fixar. Ela impede o fechamento do traqueostoma. Algumas pessoas usam-na permanentemente e outras apenas por um determinado tempo, tendo que trocá-la de tempo em tempo. Ela também precisa ser limpa regularmente para impedir que determinadas secreções e impurezas tragam dificuldades para respirar.

Jornal Midiamax