Gisleine Domingues de Matos, 29, está desesperada. Seu marido, Josias Paulino, 39, que antes de ficar doente era pedreiro, foi submetido à cirurgia de traqueotomia no ano passado e até agora não consegue trocar a cânula, aparelho que tem que ser trocado a cada três meses. “O hospital alega que não tem o aparelho, há mais de um ano”, explica a esposa.

Tudo começou em 2011, quando Josias teve um infarto e ao ser intubado sofreu calo na traquéia. Em 2013, ele teve que fazer cirurgia torácica e foi colocada cânula no ex-pedreiro. Porém, o médico de Josiais, especialista na cirurgia a informou que é preciso trocar a cânula urgentemente.

“Ele não sente cheiro, não consegue respirar direito, fala, mas a voz não sai. Tem que trocar, estou com medo de ele morrer, ele fez ponte de safena, é cardíaco. Preciso de ajuda”, clama Gisleine, que afirmar ter documento do Hospital Regional Rosa Pedrossian com o pedido de realização de troca da cânula.

O Hospital Regional ficou de checar os dados do paciente, mas até o fechamento da matéria não entrou em contato com a reportagem.

Galinhada

Buscando arrecadar dinheiro para comprar uma cânula nova, que custa cerca de R$ 200, Gisleine realizará galinhada no dia 16 de fevereiro, em sua casa, na rua Flamboyant, 76, São Conrado. “Vai custar dez reais, dá para comer aqui ou vir buscar e levar para sua casa. Vai ajudar também na compra dos remédios, que são muito caros”, destacou.

Cânula, o que é?

A cânula traqueal é um tubo curvado que possui uma chapa de proteção para fixar. Ela impede o fechamento do traqueostoma. Algumas pessoas usam-na permanentemente e outras apenas por um determinado tempo, tendo que trocá-la de tempo em tempo. Ela também precisa ser limpa regularmente para impedir que determinadas secreções e impurezas tragam dificuldades para respirar.