Oito estudantes morreram e dezenas estão soterrados no desabamento de um auditório nesta segunda-feira, depois de uma forte nevasca na cidade sul-coreana de Gyeongju, informou a agência de noticias Yonhap.

Acredita-se que 450 estudantes participavam de um evento no local quando o teto do edifício desabou, por volta das 21h15 locais (9h15 de Brasília). Até o momento, autoridades da citadas pela agência de notícias Yonhap afirmaram que oito pessoas morreram e outras 50 ainda estão presas dentro do edifício.

Um porta-voz do corpo de bombeiros local havia informado mais cedo à AFP por telefone que 73 pessoas ficaram feridas, 15 delas em estado grave. A Yonhap declarou que a polícia teme que o número de vítimas aumente durante a noite, ainda que 300 socorristas trabalhem no local para salvar os alunos.

O desabamento aparentemente foi causado pelo acúmulo de neve no telhado. “O teto desabou na frente, perto do palco”, declarou um aluno à rede de televisão YTN. “Então começou a confusão e todos começaram a correr para as saídas, gritando”, acrescentou.

Fotos da agência de notícias Yonhap mostravam alunos feridos sendo retirados em macas do local, uma grande estrutura metálica que parecia ter se dobrado sobre si mesma. Em uma das imagens divulgadas, uma jovem era vista presa sob os escombros, enquanto funcionários das equipes de tentavam retirá-la do local.

“Equipamentos pesados foram trazidos para limpar os escombros”, declarou uma autoridade das equipes de salvamento.

O auditório é parte do Mauna Ocean Resort, que recebia um evento de orientação de calouros para cerca de 1.000 alunos de um colégio de língua estrangeira na cidade de Busan, no sul. O resort se localiza em uma área que sofreu uma nevasca excepcionalmente forte na última semana.

Os bombeiros informaram à Yonhap que tiveram dificuldades para chegar ao resort, localizado no alto de uma montanha, acrescentando que mais neve caía na noite desta segunda-feira.