Matinê reuniu crianças no campo de futebol do bairro Dom Anônio Barbosa no domingo de carnaval

Havaiana, índio, noiva, odalisca, fada e até o Michael Jackson foram pular carnaval no campo de futebol do bairro Dom Antônio Barbosa, em uma matinê que começou por volta das 16 horas deste domingo (2). No bairro que muitas vezes ganha destaque na editoria policial dos jornais, a diversão foi sob o olhar de cerca de 30 policiais militares que garantiram a tranquilidade da festa.

O aquecimento no trio elétrico foi ao som chamamé, mas se o ritmo não é o tradicional do carnaval, as crianças nem se importaram já que o ‘bonecão mascarado’ animava a festa e comandava o desfile dos pequenos.  A matinê, que foi divulgada pela prefeitura da Capital na última sexta-feira (28), atraiu muitas crianças do projeto social da ONG Asas do Futuro.

Em um dos bairros mais carentes da Capital, com poucas opções de diversão, os projetos sociais desenvolvidos por iniciativa da população e do poder público são os principais meios de levar lazer e cultura a crianças e adolescentes.  A recreadora Cristiane Reis da paixão levou os quatro filhos, com idades entre 14 e cinco anos à matinê.

“É uma boa iniciativa para levar diversão”, diz. Segundo ela, opções de lazer fazem falta no bairro. “Faz falta, não tem uma praça boa, principalmente para os mais jovens não tem o que fazer aqui no bairro, ele acabam tendo que ir para o centro”, acrescenta.

Edna Rodrigues Mendes levou quatro netos para a matinê. “Eles ficaram insistindo para vir. Pediram várias vezes”, conta. “É uma coisa boa, diferente. Eles quando não estão na escola, estão Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)”, diz.

A dona de casa Cecília Michele Ramos levou a prima de oito anos à matinê e diz que achou uma boa ideia a festa de carnaval. “Achei legal. Aqui não tem muita coisa. A praça que já era para estar pronta ainda não está. As crianças só têm os projetos para fazer alguma coisa diferente”.

As amigas Sarah de Lima Marin, de 11 anos, Manuela Freitas da Silva, 10 anos, e Bruna Stephani da Silva, de 9 anos, colocaram as fantasias e foram pular carnaval na primeira matinê que o bairro já teve. “Achei legal, interessante”, dizem as meninas. Elas contam que fazem parte do Asas do Futuro e que fazem aulas de balé, artesanato, street, tambor no projeto social. Sobre o que mais tem para brincar no bairro, elas dizem que jogam bete na rua.

De acordo com o presidente da associação de amigos do bairro Dom Antônio Barbosa, que mantém o projeto social Asas do Futuro, 260 crianças são atendidas no local com cursos, oficinas, aulas de artes marciais. O projeto é mantido repasses da iniciativa privada e apoio da prefeitura de Campo Grande que cede professores para as atividades mantidas no local.