A Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, sigla em inglês) estaria monitorando contas de e-mail da gigante multinacional em telecomunicações chinesa Huawei, há 5 anos, segundo informações do The New York Timesdeste sábado.

De acordo com o jornal, a NSA teria conseguido acessar os e-mails dos colaboradores da gigante chinesa depois de se infiltrar no escritório central da empresa em Shenzhen. Por lá passa todo o tráfego de dados da companhia. Entre as pessoas com e-mails monitorados estariam o presidente da Huawei, Ren Zhengfei, e do CEO da empresa, Ren Zhengfei, segundo a revista alemã Del Spiegel.

De acordo com informações secretas da NSA, os americanos não só conseguiram acessar os arquivos, mas também o código secreto da fonte de produtos da Huwaei. Estes códigos de software são como o “Santo Graal” das empresas de informática.

Ainda de acordo com o jornal, uma operação americana chamada “Shotgiant” estaria tentando encontrar ligações da Huawei com o Exército Popular de Libertação. Os Estados Unidos estariam também monitorando as vendas da chinesa a outros países – incluindo aliados americanos. O governo americano realiza uma grande ofensiva de inteligência contra a China com metas que incluem alvos como o governo chinês e autoridades da Huawei. Outras metas seriam monitorar o ex-presidente da China, Hu Jintao, o Ministério do Comércio da China, bancos e empresas de telecomunicações.

As autoridades americanas trataram de frear a expansão da Huawei e outras empresas chinesas em seu território, alegando que ameaçam a segurança nacional. Assim assinalava um relatório do Congresso aprovado em 2012, que recomendava ao governo não utilizar produtos da companhia e pedia às empresas americanas não se associar com ela ao considerar que poderia oferecer uma porta à espionagem chinesa.

Os documentos, que foram divulgados peloThe New York Times e a Der Spiegel, também fazem parte de um livro da Der Spiegelchamado “A NSA Complex “. Os documentos, bem como entrevistas com funcionários de inteligência, oferecem novosinsights sobre a escalada da guerra fria digital entre os EUA e Pequim.

Tudo isto acontece enquanto o presidente Obama e o presidente da China , Xi Jinping, começam as negociações sobre a limitação do conflito cibernético, que dá sinais de estar se intensificando.