Milhões de Smart TVs podem ser sequestradas (ou hackeadas) por ataque de códigos via sinais de transmissão para os dispositivos conectados à internet, alertam especialistas de segurança. De acordo com a Forbes, os ataques exploram falhas na tecnologia amplamente utilizada para enviar anúncios personalizados aos aparelhos, o padrão Hybrid Broadcast Broadband TV (HbbTV).

O HbbTV foi desenvolvido para entregar conteúdos de transmissão via internet banda larga conectada à TV ou set-top-box. Ele serve como porta de entrada e uma vez sequestrada, a TV pode ser usada para enviar mensagens em nome das vítimas (como para os seguidores no Facebook), procurar por outras máquinas vulneráveis e lançar outros ataques por meio da rede, sem seu dono saber.

A falha é conhecida como “ataque do botão vermelho” – por causa dos botões vermelhos que controlam a interatividades das Smart TVs – e foi descoberta pelos cientistas Yossi Oren e Angelos Keromytis do Laboratório de Segurança na Universidade de Columbia. Os ataques podem ser realizados com uma antena de US$ 250 e tem a possibilidade de alcançar milhares de pessoas em uma área com várias televisões. Oren avisou a direção da HbbTV sobre a ameaça.