Sistema de cotas na UnB passa por reavaliação hoje

A Universidade Federal de Brasília (UnB) vai reavaliar, hoje, às 14h30, o sistema de cotas concedido pela instituição. Sessenta integrantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) podem optar por extinguir as cotas ou reduzir o percentual atual de 20% para 5%. A universidade é pioneira no sistema, que está em vigor desde 2004, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Universidade Federal de Brasília (UnB) vai reavaliar, hoje, às 14h30, o sistema de cotas concedido pela instituição. Sessenta integrantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) podem optar por extinguir as cotas ou reduzir o percentual atual de 20% para 5%.

A universidade é pioneira no sistema, que está em vigor desde 2004, hoje já se formaram 4,473 cotistas. Em 2000 apenas 8% dos universitários eram negros, já em 2013 somavam 23%.

A comissão debateu o tema durante meses até a conclusão de um relatório com propostas para as mudanças, que foi apresentado em fevereiro. Esta reavaliação do sistema após a primeira década de implantação estava prevista no projeto original e ganhou força com a sanção da lei nº 12.711, em agosto de 2012.

A legislação ficou conhecida como lei das cotas sociais e prevê vagas para estudantes de escolas públicas, pretos, pardos, indígenas e de baixa renda, começou em 2013, com 12,5% das oportunidades destinadas a esse público, e aumentou para 28% neste ano. Até 2016, serão 50%. Caso o modelo atual de 20% para negros seja mantido, a disputa por uma vaga na única universidade pública de Brasília terá 70% dos postos voltados a algum tipo de cota.

Conteúdos relacionados