A Apple apresentou, na segunda-feira, 2, em São Francisco, a próxima versão de seu sistema operacional para dispositivos móveis e computadores.

O iOS 8, disponível para iPhone e iPad no segundo semestre (mas com versão para testes já no ar), traz novidades nas áreas de mensagens, monitoramento de saúde e casa conectada, incluindo recursos que já existem há um bom tempo em softwares e hardwares da concorrência.

O evento de apresentação foi a WWDC, conferência para desenvolvedores de software para produtos da empresa. Como de costume, a empresa exibiu vários resultados positivos.

Segundo o CEO Tim Cook, que iniciou a apresentação, as vendas de computadores Mac aumentaram 12% no último ano fiscal enquanto que os PCs tiveram um declínio de 5%, elevando a base instalada do dispositivo para 80 milhões.

A Apple disse que já vendeu mais de 800 milhões de aparelhos com o sistema iOS – 100 milhões de iPod Touch, 200 milhões de iPad e 500 milhões de iPhones.

Em setembro, esse número era de 700 milhões. Com relação a aplicativos, o executivo disse que a App Store agora tem 1,2 milhão de títulos, com 75 milhões de downloads desde o lançamento da loja.

Novo sistema

O novo iOS 8 ocupou a maior parte do tempo da apresentação. Não se trata de uma mudança radical como quando surgiu o iOS 7, com uma proposta visual inteiramente nova, mas de uma série de ajustes e recursos novos.

Um conceito central entre as novidades são mais conexões entre aplicativos. Por exemplo, a central de notificações que aparece na tela inicial agora pode ser acessada diretamente, sem necessidade de destravar o aparelho. Pode-se também acessar um aplicativo sem ter de sair de outro. Entre os dispositivos, o recurso Handoff permite fazer, atender ou recusar uma chamada no iPhone por meio da tela do computador Mac.

Novos recursos foram adicionados ao iMessage, similares aos que já existem em ferramentas como Snapchat e WhatsApp. Entre elas estão uma maior facilidade para enviar áudio e vídeo nas mensagens e a possibilidade de destruição de mensagens enviadas. O cofundador do WhatsApp, Jan Koum, ironizou no Twitter a “inovação” da Apple.

A assistente de voz Siri agora pode ser acionada apenas com o comando de voz “Hey, Siri”, como já acontece com o “OK, Google” no Android. A Siri também passa a reconhecer músicas, novidade que é fruto da parceria entre a Apple e a ferramenta de identificação de músicas Shazam.

O anúncio do HomeKit confirmou os fortes boatos de que a empresa entraria para valer no mercado da casa conectada. Não se trata ainda de um aplicativo específico, mas de um protocolo de comunicação que virá no iOS 8 e que permitirá a interação entre aparelhos e objetos conectados, como lâmpadas, fechaduras de porta, termostatos, câmaras de segurança e portas de garagem.

A empresa comunicou a chegada do HealthKit, que traz ferramentas para monitoramento de saúde pessoal e atividades físicas, tanto no dia a dia quanto no longo prazo.