Sindicato dos técnicos da UFMS elege nova direção e posse será na próxima quarta

Os trabalhadores técnicos administrativos da UFMS (Universidade Federal de MS ) elegeram nova direção para seu sindicato, o Sista-MS. A eleição ocorreu no dia 11 passado e a posse dos novos diretores acontece na próxima quarta-feira, dia 1 de outubro. A direção da entidade é colegiada e tem mandato de três anos. A UFMS tem […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os trabalhadores técnicos administrativos da UFMS (Universidade Federal de MS ) elegeram nova direção para seu sindicato, o Sista-MS. A eleição ocorreu no dia 11 passado e a posse dos novos diretores acontece na próxima quarta-feira, dia 1 de outubro. A direção da entidade é colegiada e tem mandato de três anos.

A UFMS tem ao todo cerca de 2,6 mil trabalhadores técnicos administrativos, sendo que destes em torno de 1,9 mil são filiados ao Sista-MS. Além de eleger as nova direção do sindicato, os filiados também votaram para escolher os representantes nas seccionais dos campus do interior. O pleito eleitoral teve disputa acirrada entre as três chapas inscritas e com efetiva participação dos trabalhadores no dia da votação, quando foram registrados um total de 1067 votos, incluindo nulos e brancos.

O grupo vencedor das eleições liderou a “Chapa Quente”, que obteve 331 votos, derrotando as demais concorrentes que tiveram, inclusive, forte apoio de grupos políticos e partidários externos. A chapa de situação, denominada Persistir é Preciso, ficou em segundo com 323 votos e a chapa Renovação com 266. Os votos para as direções das seccionais de Aquidauana, Corumbá e Três Lagoas somaram 147, enquanto 6 votaram em branco e 8 anularam o voto.

Participação e transparência

A principal meta da futura direção do Sista-MS é implantar uma gestão democrática e, principalmente, mais transparente. Conforme os novos dirigentes, o principal objetivo é criar mecanismos para garantir a participação efetiva dos trabalhadores no seu sindicato, bem como acesso rápido às questões de seu interesse profissional.

“Nos últimos anos o sindicato se afastou da base e nosso desafio é fazer esta reaproximação, promovendo também uma imediata campanha para atrair novos filiados”, afirma Walter Sousa Gomes e Márcio Saravi, que devem compor a Coordenação Geral do Sista-MS.

Conteúdos relacionados