De 17 a 23 de fevereiro serão realizadas aulas e apresentações especiais com os alunos da Academia Brandão na Praça de Eventos do shopping. Esta é a programação do I Festival de Taekwondo Norte Sul Plaza.

Durante todo o dia serão exibidos vídeos sobre a arte marcial koreana que é uma modalidade olímpica, jogos com Xbox Kinect 360º e informações sobre a prática esportiva. À noite, a partir das 18h serão realizadas demonstrações abertas ao público e aulas gratuitas. Também haverá uma apresentação especial com o mestre 6º dan Jair Amaro, de Dourados (MS), que é especialista em Defesa Pessoal.

O idealizador do evento, o mestre Tiago Brandão, explica que a proposta é divulgar para o maior número de pessoas o Taekwondo como Defesa Pessoal e os benefícios para a saúde que são trazidos com esse esporte olímpico.

“O Taekwondo é a arte marcial que mais cresce no mundo. Está presente nas olimpíadas desde 2000, já é praticado em mais de 130 países e no Brasil já esta sendo uma das modalidades mais preferidas principalmente pelas crianças. Com a proximidade das Olimpíadas no Brasil acredito que o incentivo a prática desse esporte será ainda maior. Consequentemente teremos o surgimento de novos atletas brasileiros para as próximas Olimpíadas e praticantes também com objetivos de defesa pessoal e para manutenção da saúde”, afirmou.

O mestre Tiago Brandão é Faixa Preta 4° dan, professor de Educação Física credenciado no Ministério da Justiça pela Polícia Federal como professor de Defesa Pessoal e é o único atleta do Taekwondo em Mato Grosso do Sul com essa credencial. Ele também comenta a escolha do Norte Sul Plaza como local para a realização deste festival.

“Observando o cotidiano das pessoas, vi que a maioria usa o shopping não só para fazer compras, mas também para seu momento de lazer. Então nada melhor que unir o tempo de lazer dento do shopping que está sempre movimentado com a pratica de uma atividade física. Além disso, as crianças que visitam o Norte Sul Plaza e os pais também poderão conhecer e praticar durante todo o evento. É uma alternativa para conscientizar todos da importância de um esporte para a saúde”.

Entre os benefícios da prática do Taekwondo para a saúde estão o desenvolvimento da parte cardiorrespiratória, muscular, controle da pressão artéria, influência direta na mudança de hábitos alimentares e no combate ao stress. O Taekwondo também trabalha a filosofia mental da arte marcial que tem em seus princípios a cortesia, lealdade, disciplina, companheirismo e conhecimento de regras. A idade aconselhada para começar a praticar um esporte como o este é a partir de 04 anos e sem limites. É uma atividade física para a vida toda, sem restrição de sexo.

Taekwondo

Taekwondo Arte Marcial e Esporte Olímpico, foi criado em 11 de abril de 1955 com a união dos 9 kwans, em 1971 foi reconhecido como Esporte Nacional na Coréia do Sul. Em 1988 foi esporte de exibição nos Jogos Olímpicos de Seul e no ano de 2000 participou pela primeira vez como esporte oficial no programa dos Jogos Olímpicos de Sidney. No Brasil foi introduzido oficialmente no ano de 1970 em São Paulo, em 1973 foi reconhecido como modalidade esportiva pelo Conselho Nacional de Desportos (CND).

Em 1974 foi criado o Departamento Nacional de Taekwondo na Confederação Brasileira de Pulgilismo. No dia 21 de fevereiro de 1987 foi fundada a Associação Brasileira de Taekwondo e no dia 6 de novembro de 1990 o CND aprovou a reforma estatutária e alteração do nome para Confederação Brasileira de Taekwondo. No dia 25 de novembro de 1994 o Comitê Olímpico Brasileiro concedeu filiação à CBTKD. A CBTKD (Brasil) está filiada à PATU (Pan American Taekwondo Union) desde 1976 e à WTF (World Taekwondo Federation) desde 1975.

Confira a programação das aulas e apresentações:

Segunda dia 17/02

18:00h – aula gratuita e demonstração – crianças de 08 a 13 anos

19:00h – aula gratuita e demonstração – Jovens, Adultos e 3° Idade

Terça dia 18/02

18:00h – aula gratuita e demonstração – Crianças de 04 a 07 anos

Quarta dia 19/02

18:00h – aula gratuita e demonstração – crianças de 08 a 13 anos

19:00h – aula gratuita e demonstração – Jovens, Adultos e 3° Idade

Quinta dia 20/02

18:00h – aula gratuita e demonstração – Crianças de 04 a 07 anos

Sexta dia 21/02

18:00h – aula gratuita e demonstração – crianças de 08 a 13 anos

19:00h – aula gratuita e demonstração – Jovens, Adultos e 3° Idade

Sábado dia 22/02

16:00h – Demonstração de Taekwondo para todas as idades

18:00h – Demonstração de Taekwondo para todas as idades

Domingo dia 23/02

16:00h – Demonstração de Taekwondo para todas as idades

18:00h – Demonstração de Taekwondo para todas as idades

Serviço

O I Festival de Taekwondo será realizado de 17 a 23 de fevereiro na Praça de Eventos do Norte Sul Plaza. A entrada é gratuita.