Nove pessoas, incluindo um bebê e uma criança foram mortos no sábado (8) durante um ataque à sua casa, em uma região de floresta densa ao norte da Guatemala conhecida por ser um território de tráfico de drogas muito disputado, disseram autoridades.

Vinte homens invadiram a casa no sábado de manhã cedo, matando seis adultos, uma menina de cinco anos e outra de apenas três meses, em um pequeno vilarejo agrícola no departamento de Petén, cerca de 370 quilômetros a nordeste da capital.

Outra mulher que foi ferida no ataque morreu mais tarde, no hospital.

O tiroteio parece estar relacionado a uma disputa entre traficantes de drogas locais, disse o ministro de Segurança, Mauricio Lopez.

“Há muito conflito nessa região relacionado ao tráfico de drogas”, disse ele. “Acreditamos que os homens que realizaram esse ataque estavam envolvidos com o tráfico de drogas.”

Autoridades da área de segurança ainda estão realizando entrevistas com testemunhas e ainda não fizeram nenhuma prisão.

Local de rica biodiversidade e tesouros nacionais, como os templos maias de Tikal, um dos maiores sítios maias pré-colombianos, Petén divide uma fronteira porosa com o México, utilizada por poderosos cartéis de droga que tentam contrabandear cocaína da América do Sul para os Estados Unidos.