Sesau comemora o Dia da Pessoa Idosa com diversas atividades

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Púbica) preparou uma programação especial para comemorar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, lembrada em 1º de outubro. A intenção é qualificar a vida das pessoas acima de 60 anos, promovendo acesso à saúde de qualidade e integração social, As atividades começaram nesta terça-feira (30), incluem baile dançante, orientação, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Púbica) preparou uma programação especial para comemorar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, lembrada em 1º de outubro. A intenção é qualificar a vida das pessoas acima de 60 anos, promovendo acesso à saúde de qualidade e integração social, As atividades começaram nesta terça-feira (30), incluem baile dançante, orientação, passeios e visitas culturais e ainda buffet e dicas sobre como ter uma alimentação saudável.

A abertura oficial da comemoração será na próxima sexta-feira (3), às 14 horas – na UBSF Portal Caiobá, com baile dos idosos. As pessoas idosas são aquelas com mais de 60 anos, condição esta determinada pela Organização Mundial de Saúde, que os caracteriza como grupo da terceira idade. Em Campo Grande, a população nesta faixa etária ajustada, segundo censo IBGE-2010, é formada por 84.091 pessoas, correspondendo a cerca de 10% do número de habitantes.

De acordo com Rejane Sartor, gerente técnica do Programa de Saúde do Homem/Idoso, este cenário aponta um grande desafio, principalmente na política de saúde, que é de conseguir que os anos vividos sejam experimentados com qualidade de vida. “É nesse sentido que estamos promovendo essa ação, com a intenção de melhorar a convivência social entre essa população e, mais do que isso, melhorar a autoestima e estimular o envelhecimento saudável”, conta Rejane.

Ainda segundo ela, “o envelhecimento deve ser com saúde e o maior desafio, na atenção a saúde da pessoa idosa, é contribuir para que, apesar das progressivas limitações que venham a ocorrer, esta parcela da população possa redescobrir possibilidades de viver sua própria vida com a máxima qualidade possível”.

A Sesau promove, dentro da Atenção Básica, estratégias de prevenção e promoção à saúde, tais como estímulo a pratica de atividades físicas por meio das academias da terceira idade e dos profissionais de educação física, alimentação saudável, combate à obesidade e ao tabagismo com orientações e oficinas com equipe multiprofissional e da oferta de imunização e acesso a medicamentos, entre outros serviços disponibilizados nas 62 Unidades Básicas de Saúde.

Conteúdos relacionados