Um comunicado emitido na última quinta-feira (13) tirou a tranquilidade dos funcionários que trabalham no Hospital Universitário HU. A CI Circular 002/2014 determina uma nova regulamentação para os plantões no hospital, que segundo vários servidores diminuirá a remuneração pelo serviço noturno, com uma alteração drástica na escala.

“Sem a contratação de novos funcionários, a diminuição de plantões poderá acarretar problemas no atendimento, já que o efetivo hoje existente não daria conta. Eles fizeram uma reunião e emitiram essa CI, porém não há uma certeza que as horas de trabalho, com os plantões realizados em janeiro, irão ser pagas agora em fevereiro”, reclama uma servidora que preferiu não se identificar.

Outra funcionária do hospital afirma que pela consulta prévia do seu holerite não consta uma previsão de que os plantões serão remunerados. Ela relata que o superintendente do HU, Cláudio Wanderley Luz Saab e a diretora-técnica, Ana Lúcia Lírio, viajaram neste mês para Brasília-DF em busca de saída quanto ao pagamentos dos plantões. Na Capital Federal, os dois dirigentes teriam se reunido com representantes nacionais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

“Diante desse cenário, em 26 e 27/02, retornarei a EBSERH, juntamente com a chefia da Sessão de Recursos Humanos deste NHU, a fim de assegurar que todas as providências necessárias para a ininterrupção da prestação dos serviços de saúde hospitalar, e devida compensação financeira aos servidores sejam tomadas”, especifica a CI no item 4, emitida em 30 de janeiro de 2014, no entanto só conhecida para a maioria dos servidores na última semana.