Desde 2012, os produtores de leite de Mato Grosso do Sul estão percebendo um grande esforço do governo do Estado por meio da Seprotur, suas vinculadas e parceiros, visando o fortalecimento dessa importante cadeia produtiva. Por intermédio do Programa Leite Forte – iniciativa inovadora que prevê um conjunto de ações integradas, de todos os agentes que atuam no setor, a aplicação de recursos está sendo otimizada para melhor atingir os objetivos e metas propostas.

Dentro das ações do Leite Forte, a Seprotur realiza na próxima segunda feira (24/3) o 1ºEncontro de Produtores do Arranjo Produtivo Local do Leite. Durante o dia todo, prefeitos dos municípios parceiros, lideranças do agronegócio, técnicos e produtores participarão de palestras e debates no Tatersal da Acrissul, para o intercâmbio de informações úteis ao setor.

Na ocasião, com a presença do governador André Puccinelli e da secretária de Estado da Produção, Tereza Cristina Correa da Costa Dias, será feita a entrega de 150 ordenhadeiras mecânicas, 76 veículos automotores, sendo 56 carros e 20 motocicletas que serão utilizados na Coordenação do Programa e Assistência Técnica aos produtores, para melhorar a produção e produtividade de leite. Setenta e oito resfriadores de leite também serão entregues para permitir que os beneficiários do programa se ajustem às exigências da legislação para com a qualidade de produtos consumidos pela população.

“Nossa meta é dobrar a produção diária de leite no Estado, com eficiência e eficácia, sendo que hoje a maior parte da produção é feita com baixa tecnologia pelos pequenos produtores, com prejuízos à qualidade e conformidade dos produtos finais”, afirma o secretário-adjunto da Seprotur, Paulo Engel.

Desde o início do programa, em parceria com o Sebrae-MS, 100 técnicos já foram treinados pela Embrapa Gado de Leite e mais 50 passarão por treinamento em breve, para prestarem assistência técnica e gerencial de qualidade aos produtores beneficiados que também participarão de um projeto de capacitação continuada.

A secretária Tereza Cristina assegura que o fomento à atividade será acelerado neste ano com a distribuição de mais patrulhas mecanizadas e resfriadores para associações de produtores e prefeituras municipais, além de aproximadamente 500 kits de irrigação que servirão para aumentar os níveis tecnológicos aplicados na produção de leite de qualidade e conformidade por pequenos e médios produtores de leite do Estado. “Podemos afirmar que a qualidade da produção local evoluirá a passos largos, afastando aventureiros do negócio do leite. Não se pode produzir um alimento tão nobre e importante para população sem exigir um bom padrão zoosanitário do rebanho e boas práticas de fabricação nas indústrias de transformação da matéria prima”, conclui Tereza Cristina.

Serviço

1º Encontro do Arranjo Produtivo Local de Leite
Horário: das 7h30 às 17 horas

Local: Tatersal da Acrissul (Parque de Exposições Laucídio Coelho)