Os trabalhadores rurais de Mato Grosso do Sul terão oportunidade de participar de 273 capacitações gratuitas promovidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS – Sistema Famasul), em parceria com os Sindicatos Rurais e outras instituições no mês de março.

Serão oferecidas qualificações em inseminação artificial, corte e costura básico, fabricação caseira de derivados do leite, implantação e manejo básico de horta, informática básica, manejo nutricional de bovinos, apicultura básica, doma racional, operador de pá carregadeira em propriedades rurais, NR 31 para trabalhadores com agrotóxicos, viveiricultor e análise e classificação de grãos, entre outras.

Os cursos do Senar/MS qualificam pessoas que têm no campo sua fonte trabalho e geração de renda, capacitando esses trabalhadores e ampliando suas possibilidades de desenvolvimento econômico. Em 2013, a entidade qualificou 34.614 pessoas em seus 12 programas e mais de 160 opções de cursos oferecidos. As capacitações desenvolvidas pela instituição chegam aos municípios através da solicitação dos Sindicatos Rurais, prefeituras e entidades.

Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Paraíso das Águas, Costa Rica, Terenos, Sidrolândia, Brasilândia, Rio Negro, Maracaju, Iguatemi, Angélica, Rio Verde, Figueirão, Cassilândia, Iguatemi, Bonito, Coxim, Miranda, Guia Lopes da Laguna, Chapadão do Sul, Paranaíba, Aral Moreira e Juti estão entre os municípios que receberão os cursos da entidade nos próximos dias.

Destaque para Campo Grande que sediará os cursos de instalação de cerca elétrica, no dia 10, e administração da empresa rural, no dia 25. Dourados realiza no dia 06 o curso de preparo artesanal de produtos de limpeza, análise e classificação de grãos, no dia 11, processamento caseiro da banana, no dia 17, e processamento caseiro do tomate, no dia 20.

Já Três Lagoas realiza as capacitações de controle de formigas cortadeiras, no dia 12, cultivo de orquídeas, no dia 17, associativismo, no dia 25, e produção artesanal de alimentos saudáveis, no dia 31. Corumbá realiza nos dias 10, 12 e 28 as qualificações em preparo artesanal de produtos de limpeza, como produzir leite com qualidade, no dia 13, inclusão digital rural, dias 18, 20 e 28 e ainda cultivo de plantas medicinais e preparo de remédios caseiros, no dia 25.

Acesse o site www.senarms.org.br/cursos e consulte a programação do mês e quais capacitações estão disponíveis em seu município ou região. Mais informações podem ser obtidas pelo (67) 3320-9700 ou no Sindicato Rural da cidade.