O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS – Sistema Famasul) capacitará aproximadamente 2,8 mil trabalhadores rurais por meio dos cursos de Promoção Social (PS), Formação Profissional Rural (FPR) e Programas Especiais, durante o mês de junho.

Os cursos têm a finalidade de promover a inserção no mercado de trabalho e oferecer novas perspectivas profissionais para o trabalhador rural. Corumbá, Dourados e Ponta Porã receberão o maior número com mais capacitações com 12 cursos cada.

Em Corumbá os cursos serão voltados para a apicultura avançada, fabricação caseira de derivados do leite e produção de pólen. Os trabalhadores rurais de Dourados poderão se capacitar quanto a fabricação caseira de conservas de frutas e hortaliças, processamento de carne de peixe, produção artesanal de alimentos saudáveis e outros nove cursos.

Ponta Porã, que apresenta forte potencial na agricultura e pecuária, receberá cursos voltados ao manejo de ordenha (manual e mecânica), análise e classificação de grãos (soja e milho) e desenvolvimento de viveiros.

Segundo Maria do Rosário Almeida, coordenadora da Unidade Educacional do Senar/MS, a meta da instituição é incentivar o empreendedorismo por meio das habilidades e possibilidades que o trabalhador rural encontra no cotidiano.