O Marco (Museu de Arte Contemporânea) em parceria com o Ateliê Ana Ruas realizam a partir de hoje o seminário “Entre vários olhares: da pintura à intervenção”. O evento segue até quinta-feira (10), sendo das 14 horas às 16 horas, na sede do Museu, e das 19 horas às 21 horas, no Ateliê. 

O seminário, contemplado pelo Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais de 2013, é um projeto da artista plástica Ana Ruas, em que reúne grandes artistas e críticas de arte na realização de sete palestras, seguidas de debates, além da publicação de três textos críticos sobre os temas abordados e a realização de intervenções com ações interativas e compartilhadas com o público. 
As convidadas, palestrantes a participarem do evento são: Aline Figueiredo (MT), Leda Catunda (SP), Lucia Koch (SP), Maria Adélia Menegazzo (MS), Marília Panitz (DF), Sandra Tucci (SP) e Saleti Barreto (SP). 
“Parte-se do princípio de que em Mato Grosso do Sul vigora uma tradição de pintura, principalmente figurativa. Este seminário promove o conhecimento das estratégias e dos processos de criação utilizados pela arte contemporânea na constituição de seus objetos”, avalia a organizadora do evento, Ana Ruas. 
Confira a programação do evento: 
08 de abril
14h às 16h – Maria Adélia Menegazzo – “Mulher, arte e beleza na arte contemporânea”, no MARCO – Museu de Arte Contemporânea de MS 
19h às 21h – Lucia Koch/SP – “Estados alterados do lugar”, no Ateliê Ana Ruas 
09 de abril 
14h às 16h – Aline Figueiredo /MT “A Descentralização da Arte Brasileira via MT/MS”, no MARCO – Museu de Arte Contemporânea de MS 
19h às 21h – Sandra Tucci e Saleti Barreto/SP -“A pintura e o desenho discutida em um Espaço Independente – Escola Livre” & “Incubadora de criação”, no Ateliê Ana Ruas 
10 de abril 
14h às 16h – Marília Panitz/DF – “Movimento para dentro”, no MARCO – Museu de Arte Contemporânea de MS 
19h às 21h – Leda Catunda/SP – “Leda Catunda – trajetória”, no Ateliê Ana Ruas 
Serviço: O Marco fica Rua Antônio Maria Coelho, 6000, no Bairro Carandá Bosque. O Ateliê é localizado Rua Inah Cesar Rosas, 8, no Bairro Tayamã Park.