Um seminário que está sendo realizado nesta segunda-feira (15), no teatro Glauce Rocha em Campo Grande, vai definir o PEE (Plano Estadual de Educação). O PEE, que irá vigorar de 2014 a 2024, vai abranger, entre os principais destaques, a valorização dos professores, o financiamento estudantil, a educação básica e a superior.

De acordo com a coordenadora do PEE, Vera da Fátima Paula Antunes, o plano foi discutido por toda a sociedade e, principalmente, pelos profissionais diretamente envolvidos. “Houve dez seminários regionais a fim de discutir todas as dificuldades da nossa educação”, ressalta.

Vera diz, ainda, que o PEE deve seguir as diretrizes gerais do PNE (Plano Nacional de Educação), que foi aprovado por meio da Lei 13005/2014. Esse plano geral determina que todos os Estados e Municípios do Brasil devem elaborar seus próprios documentos. “Hoje (15) vamos aprovar o regimento nessa assembleia e amanhã (16) votaremos o PEE”, destaca.

Uma outra coordenadora do PEE, Arlete Alves Rodgson, diz que em 2024 será feita uma avaliação do alcance de todas as metas. “Vamos ver o que deu certo, o que foi concluído para elaborarmos outro plano para os próximos dez anos”, frisa.

Para a professora Maria de Arruda Ferreira, da cidade de Ladário, um dos pontos positivos que mais chamaram sua atenção é a melhoria na educação de 1ª a 4ª série. “A partir de 2015 o ensino para essas crianças vai ser integral. Isso é muito bom”, acentua.