A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) programou várias atividades para a Semana Nacional de Trânsito, em Campo Grande, dentre elas, teatro, palestras, seminário, sorteios e ações educativas. A programação começa nesta quinta-feira (18), com abordagem educativa pelos agentes de trânsito aos motociclistas. O objetivo é conscientizar a sociedade para ações de segurança no trânsito.

Com tema central “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020 – Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”, a Agetran amplia a temática e insere os motociclistas, que estão no grupo de vítimas liderando o número de acidentes fatais no trânsito da capital. Neste ano, de janeiro a setembro foram registrados 41 óbitos de motociclistas na capital, no mesmo período do ano passado foram 50 mortes.

Durante a ação, a equipe orientará os motociclistas sobre a necessidade de utilizar equipamentos de segurança, respeitar a velocidade, os pedestres e os demais condutores, visando um trânsito mais seguro e sem acidentes. Haverá também a distribuição de material orientativo com dicas de segurança e informações sobre como cada um deve se comportar no trânsito. “Os condutores receberão orientações sobre os cuidados no trânsito para evitar acidentes, a ação pretende diminuir os altos índices de acidentes e mortes no trânsito de Campo Grande”, destacou o diretor-presidente da Agetran, Jean Saliba.

O motociclista abordado preencherá um cupom para concorrer a vários brindes doados por uma concessionária e uma auto escola da Capital: 2 capacetes, 2 capas de chuva, 2 trocas de óleo com revisão para motocicleta e 1 curso para concessão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), categoria A. A abordagem acontece na avenida Ernesto Geisel com a Fernando Correa da Costa, das 8 horas às 17 horas. O sorteio será ao vivo no SBT, no programa O Povo na TV, no dia 25 de setembro, a partir das 11 horas.

Outra atividade para o primeiro dia da programação, acontece na Escola Municipal Coronel Sebastião Lima, as 10 horas e às 19 horas, com palestra para o trânsito e abordagem educativa.

“A ideia é envolver a comunidade escolar, motoristas, ciclistas e pedestres no tema, e contemplar, não apenas o condutor, mas também, pedestres e ciclistas, pois dividem o mesmo espaço físico no trânsito”, destaca Ivanise Rotta, chefe da divisão de educação para o trânsito da Agetran.

A programação da Semana do Trânsito prevê atividades até o dia 25 deste mês, com enfoque às ações de sensibilização.