Sem recurso federal há cinco meses, Apae atende mais de 4 mil pacientes na Capital

Membros da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Campo Grande convidaram o prefeito Gilmar Olarte (PP) e o secretário municipal de Saúde Jamal Salem para mostrar as instalações do prédio nesta terça-feira (27) e comemoraram o andamento da liberação de recursos federais, parados há cinco meses na prefeitura. De acordo com o […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Membros da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Campo Grande convidaram o prefeito Gilmar Olarte (PP) e o secretário municipal de Saúde Jamal Salem para mostrar as instalações do prédio nesta terça-feira (27) e comemoraram o andamento da liberação de recursos federais, parados há cinco meses na prefeitura.

De acordo com o coordenador Rodrigo Lucchesi Cordeiro, em dezembro de 2013 a Apae conseguiu do Ministério da Saúde R$ 194 mil em repasses mensais, que ficaram travados na administração do ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, que foi cassado por improbidade administrativa.

“Conseguimos o repasse do valor e um carro adaptado para buscar pacientes acamados para reabilitação, que ficaram retidos na prefeitura. Na primeira semana de administração, o doutor Jamal já os repassou o carro”, esclareceu.

Segundo o coordenador, as próteses e cadeiras de rodas oneram em 70% a mais o valor arrecadado pela instituição. A prefeitura repassa atualmente R$ 200 mil para a entidade, que também recebe recursos do Estado.

A unidade faz tratamento de mais de 4 mil pacientes, além de realizar através do Iped (Instituto de Pesquisa, Ensino e Diagnóstico) testes do pezinho de todo o Mato Grosso do Sul e de Roraima.

O hospital trabalha com recursos de convênio e do SUS (Sistema único de Saúde) e trata também de vítimas de acidente de trânsito que ficaram paraplégicas, tetraplégicas ou sofreram amputações. O foco da unidade é atender as pessoas com deficiência física e intelectual.

A Apae em Campo Grande fica na Rua Carlinda Tognini, 221, Vila Progresso.

Conteúdos relacionados