Começa nesta segunda-feira (1°), a segunda etapa de vacinação contra o HPV e, em Campo Grande (MS), as doses estarão disponíveis nas 62 unidades básicas de saúde da Capital, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Meninas entre 11 e 13 anos, incluindo as que já tomaram a primeira dose, são o público-alvo da campanha. De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a meta do Ministério da Saúde é garantir cobertura de 80% entre a população alvo.

A inclusão do imunizante no programa nacional iniciou neste ano e, em 2015, a campanha está prevista para incluir adolescentes de 9 a 11 anos. Para a população indígena, a faixa etária é, desde já, entre 9 e 13 anos.

A primeira dose da vacina foi realizada pela em escolas públicas e particulares, no período de março a abril 2014, pela Sesau.

Imunização

A vacina protege contra quatro tipos de vírus. Dois desses tipos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero, que é o terceiro mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e colorretal.

Além disso, é a terceira causa de morte de mulheres por câncer. Uma terceira dose da vacina, para reforço, deve ser dada 5 anos depois da aplicação da primeira dose.