Secretário diz que vai ao MPE esclarecer procedimentos para compra de remédios

O secretário municipal de Saúde, Jamal Salem, disse nesta quinta-feira (9) que vai pessoalmente ao MPE (Ministério Público Estadual) esclarecer informações sobre a compra de medicamentos por parte da Prefeitura. A Promotoria enviou recomendação ao município, nesta semana, solicitando que sejam abertas licitações para as aquisições. Segundo Jamal, de janeiro deste ano até agora o…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O secretário municipal de Saúde, Jamal Salem, disse nesta quinta-feira (9) que vai pessoalmente ao MPE (Ministério Público Estadual) esclarecer informações sobre a compra de medicamentos por parte da Prefeitura. A Promotoria enviou recomendação ao município, nesta semana, solicitando que sejam abertas licitações para as aquisições.

Segundo Jamal, de janeiro deste ano até agora o município fez um total de 45 compras de medicamentos. Destas, foram 32 com licitação, na modalidade pregão, e 13 dispensas, todas, ainda conforme o secretário, por força de ordens judiciais.

Jamal disse que vai responder ao ofício da 29ª Promotoria, bem como visitar pessoalmente a promotora substituta do caso, Ana Carolina Lopes de Mendonça Castro, para esclarecer os procedimentos adotados nesta área pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

No entendimento do MPE, com base na Lei nº 8.666, a contratação emergencial – ou seja, neste caso a compra de medicamentos sem licitação – deve ser limitada ao mínimo necessário para eliminar o dano ou risco apresentado e, em seguida, deve ser aberto processo licitatório.

Conteúdos relacionados