São Gabriel do Oeste e Rio Verde já sentem as obras de preparo para duplicação da BR 163

Cidades do interior do Mato Grosso do Sul já sentem as obras de preparo para a duplicação da BR-163, que corta o Estado desde a divisa com Mato Grosso até a divisa com o Estado do Paraná. Nos municípios de Rio Verde e São Gabriel do Oeste, as obras preliminares começaram a cerca de 30 […]

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Cidades do interior do Mato Grosso do Sul já sentem as obras de preparo para a duplicação da BR-163, que corta o Estado desde a divisa com Mato Grosso até a divisa com o Estado do Paraná. Nos municípios de Rio Verde e São Gabriel do Oeste, as obras preliminares começaram a cerca de 30 dias e estão em ritmo acelerado.

De acordo com o prefeito Mário Kruger, a empreiteira está fazendo trabalho de tapa-buracos e também já está construindo o posto de pedágio, localizado no KM 705 da rodovia. “Depois desse trabalho inicial eles devem começar e fazer a duplicação”, explica ele. O prefeito diz, ainda, que há 15 dias os trabalhos foram intensificados pela empresa BGOP, que, segundo Kruger, é terceirizada da empresa principal, ganhadora da Concessão, CCR MS Via.

Ainda de acordo com Kruger, o município de Rio Verde espera triplicar a arrecadação do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). Atualmente, a cidade arrecada uma média de R$ 300 mil por ano. Ele conta que o auge dessa arrecadação será durante as obras (previstas para durarem 5 anos), pois isso movimenta muito serviço, contudo, depois que tudo terminar, Rio Verde continuará a receber ISS sobre o pedágio cobrado na rodovia.

Nesse sentido, no município de São Gabriel as obras também estão em ritmo acelerado. Já estão sendo feitos serviços de reparo, nivelamento nas duas pistas, drenagem e limpeza de bueiros.

A empresa concessionária, CCR MS Via, vai realizar nesta quinta-feira (23), no município de Caarapó, uma entrevista coletiva para informar detalhes sobre o início das obras. Inicialmente, a duplicação (e não os trabalhos de preparo) estava prevista para começar em abril, porém, dependia de uma autorização ambiental emitida pelo Ibama.

A assinatura do contrato que deu a concessão da via a empresa CCR MS Via aconteceu no mês de março de 2014, em Brasília, com a presidente Dilma Roussef. Na primeira fase, serão duplicados 80,6 quilômetros. Ao fim de cinco anos, a concessionária deverá duplicar 806,3 quilômetros.

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