O feriado de Corpus Christi começou gelado em Santa Catarina. O amanhecer desta quinta-feira (19) registrou a menor temperatura do ano, com negativas em várias cidades da Serra catarinense, além de geada.

Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, às 7h foi registrado -7,7ºC em Urupema . Essa é a menor temperatura do ano registrada no Brasil em 2014. Em São Joaquim fez -5,4ºC e -2,4ºC em Painel, também na Serra. Houve ainda o registro de geada nos

Pontos altos da Serra.

A cidade de Chapecó, na região Oeste, fez 3,4ºC, e Criciúma, no Sul, marcou 4,9ºC. Na capital Florianópolis foi registrado 9,8ºC, em Blumenau, no Vale do Itajaí, 11,8ºC e em Joinville, no Norte, fez 12,5ºC.

A previsão é que a quinta seja de sol em todo estado. “A quinta-feira é de sol e nuvens em todas as cidades, sendo que Norte e Vale do Itajaí tem maior nebulosidade ao longo do dia até com nevoeiros isolados”, afirma Puchalski.

Conforme a Epagri/Ciram, as máximas devem ficar em torno de 16ºC no Norte, 14ºC na Grande Florianópolis e no Oeste, 13ºC no Vale do Itajaí e Sul e 11ºC na Serra.

Fim do outono

A sexta-feira (20), último dia do outono, também deve ser de frio. Na Serra ainda há previsão de temperatura negativa nos pontos altos, mas não tanto quanto desta quinta. “Ainda há chance de geada para Meio-Oeste e Serra. A sexta-feira será outro dia de sol e nuvens em todas as cidades, sendo que poderemos ter nevoeiros isolados de manhã cedo”, afirma Puchalski. As temperaturas da tarde ficam mais agradáveis, entre 20ºC e 22ºC em boa parte das cidades.