Geral

Sanesul promove blitz educativa e palestras na semana do meio ambiente

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quinta-feira (5), a Sanesul, por meio da Gerência de Meio Ambiente (Gemam), promove ações educativas nas dez sedes regionais atendidas pela empresa e em outras localidades, com objetivo de sensibilizar a população e orientar as crianças para o uso correto dos sistemas de água e […]

Arquivo Publicado em 04/06/2014, às 10h44

None

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quinta-feira (5), a Sanesul, por meio da Gerência de Meio Ambiente (Gemam), promove ações educativas nas dez sedes regionais atendidas pela empresa e em outras localidades, com objetivo de sensibilizar a população e orientar as crianças para o uso correto dos sistemas de água e de esgoto, ressaltando neste ano a importância de se conectar à rede de esgoto para proteger os rios, córregos e nascentes.

Desde 2007, a meta da Sanesul é educar e conscientizar a sociedade por meio dos projetos de blitz educativa e palestras. Na oportunidade, os funcionários e colaboradores distribuirão neste ano materiais pedagógicos como cartilhas, tabuleiros, jogos educativos, marcadores de página, sacos de lixo para carro e adesivos, que destacam o trabalho da empresa para proteger o nosso rico meio ambiente.

A gerente da Gemam, Mônica de Queiroz Souza, relata que as ações não são realizadas somente na Semana do Meio Ambiente, uma vez que a Mobilização Social e a Educação Ambiental têm sido feitas com os moradores beneficiados com o sistema de esgotamento sanitário e sistema de abastecimento de água como forma de sensibilizá-los durante todo o ano, enfatizando a importância de se ligarem à rede de esgoto, bem como o seu uso correto, os benefícios do uso racional da água e o impacto do saneamento na preservação do meio ambiente.

A mobilização da comunidade é promovida nas áreas de implantação dos projetos através de reuniões comunitárias, visitas domiciliares e oficinas educativas, nas quais são abordados vários temas voltados para a preservação do meio ambiente, saúde pública e saneamento básico. Já com as crianças e adolescentes é desenvolvido um trabalho de educação ambiental, com a utilização de recursos como vídeo, fichas, desenhos e dinâmicas. Assim a equipe de técnicos sensibiliza e transmite às crianças e adolescentes informações sobre a água e a sua importância para a vida, sobre o sistema de coleta e tratamento de esgoto e sobre resíduos sólidos, e a relação destas questões com o meio ambiente e a saúde.

A Sanesul também tem participado ativamente de fóruns e feiras educativas, com estande próprio. “O que vamos fazer nesta data é apenas chamar a atenção da população para lembrá-los de que a Sanesul está fazendo a parte dela, mas que todos também têm sua parcela de contribuição”, lembra a gerente.

De acordo com o presidente Victor Dib Yazbek Filho, a Sanesul tem muito que comemorar neste dia 5 de junho, afinal são mais de R$ 1 bilhão sendo investidos em obras de saneamento básico; desta maneira a empresa evita danos ao meio ambiente e à saúde pública. “Chegamos à totalidade dos domicílios urbanos servidos com água pela Sanesul. A expectativa é chegar até o final de 2014 entre 50 e 60% de coleta e tratamento de esgoto em todos os municípios em média”, destacou o presidente.

A Sanesul também estará presente no Dia Mundial do Meio Ambiente em Bonito, na 5ª Feira Ambiental e Social, e em Corumbá, na 4ª Mostra Ambiental do Pantanal, com estandes voltados para a educação ambiental.

Jornal Midiamax