Pular para o conteúdo
Geral

Russos chegam ao Brasil para discutir mal da vaca louca

Uma delegação da Rússia, principal destino da carne brasileira no exterior, irá discutir nesta sexta-feira (9) com autoridades brasileiras o caso de doença da vaca louca ocorrido em Mato Grosso, em março. Segundo uma fonte ouvida pelo iG, o governo russo descarta por ora impor restrições Nesta quinta-feira (8), o Peru – um cliente menor […]
Arquivo -

Uma delegação da Rússia, principal destino da carne brasileira no exterior, irá discutir nesta sexta-feira (9) com autoridades brasileiras o caso de doença da vaca louca ocorrido em Mato Grosso, em março.

Segundo uma fonte ouvida pelo iG, o governo russo descarta por ora impor restrições Nesta quinta-feira (8), o Peru – um cliente menor – anunciou um embargo de 180 dias à carne nacional.

“Recebemos informações relativas ao caso [de vaca louca], que estão sob estudo dos nossos especialistas”, informou a fonte. “Não há medidas restritivas de nossa parte, ao menos por enquanto. A situação é muito dinâmica, mas no momento parece estar sob controle.”

O encontro, que ocorrerá em , também servirá para a discussão de outros temas relativos à pecuária, como controle de febre aftosa.

Segundo o Ministério da Agricultura, a reunião é de rotina e contará apenas com a participação do corpo técnico da pasta. O ministro Neri Gheller ou seus secretários não farão parte do encontro.

Em 2013, a Rússia comprou US$ 1,4 bilhão em carne bovina brasileira, ou 18% do total exportado, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).

EUA e Europa também evitam embargo

O caso de vaca louca foi registrado em março, em Mato Grosso, em meio a um rebanho comprado pela JBS-Friboi, e confirmado pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), no início deste mês. O animal – uma vaca de 12 anos – foi sacrificada e não chegou ao consumidor final.

A OIE, entidade ligada à Organização Mundial do Comércio (OMC) e responsável por balizar as transações internacionais do produto, informou que por enquanto manterá o Brasil na lista de países com risco neglicenciável de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), nome médico da doença da vaca louca.

“Como o procedimento da OIE é baseada numa análise geral de risco, a ocorrência de um caso de EEB não leva, automaticamente, à suspensão do status de risco de EEB [de um país], exceto se houver mudança na situação epidemiológica que mostre falha nas medidas destinadas a diminuir o risco”, informou a organização.

Em razão disso, a União Europeia – terceiro maior comprador da carne bovina brasileira no exterior – informou que não vê necessidade de impor qualquer restrição. A postura é semelhante à adotada pelos Estados Unidos, também um importante mercado.

“O anúncio recente de um caso de EEB no Brasil não vai mudar esse status [de região com risco controlado para a doença, na avaliação americana], nem vai alterar ou impactar o atual fluxo de comércio do Brasil”, informou Abby Yigzaw, do Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Arrecadação com as bets dispara, enquanto regulação aumenta

Homem tenta fugir, mas acaba preso com 78 kg de maconha na BR-262

Anvisa suspende vendas de azeite, molho e polpa de fruta

Incêndio destrói duas lojas de produtos importados em Bataguassu

Notícias mais lidas agora

Após café premium, MPMS usa mais R$ 1,05 milhão para comprar pó ‘baratinho’

Servidor público federal morre após acidente entre carreta e caminhonete em MS

Após ‘bronca’ e intervenção do STF, MPMS diz que ainda investiga desvios na educação

depac centro

Ao buscar namorada, homem leva soco de ex da mulher e aciona a polícia

Últimas Notícias

Cotidiano

Homem que havia desaparecido no Bairro São Francisco é encontrado em chácara de Campo Grande

Ao Midiamax, os familiares contaram que Bruno retornou para casa nesta segunda-feira

Polícia

Desdobramentos de operação em Corumbá revelam transporte clandestino de fetos de animais

Foram encontrados 25 fetos de lhama e 10 fetos de porco empalhados

Polícia

‘Te amarei sempre’: amigos e familiares lamentam morte de professor em Sidrolândia

Lindomar foi encontrado morto na manhã deste domingo, em uma estrada vicinal de um assentamento

Política

Decoração natalina patrocinada e mais 3 projetos serão analisados pela Câmara de Campo Grande nesta terça

Propostas relacionadas à geração de emprego, decoração natalina, atendimento ao cidadão e campanha de saúde estão previstas para votação