A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) continua os serviços de reordenamento viário em ruas da Vila Célia e do bairro São Francisco. Nesta quarta-feira (17), os serviços de sinalização vertical e horizontal estão sendo feitos na Rua Amazonas, entre as ruas 13 de junho Bahia. Agentes de trânsito ficarão nos cruzamentos da via dando orientações aos motoristas, até quando se fizer necessário.

Quando os serviços terminarem, a Rua Amazonas terá sentido único entre as ruas Ceará e 13 de Maio (bairro/centro). Alguns comerciantes do local afirmam que no começo as mudanças podem causar estranheza, mas com o tempo as pessoas se acostumarão com a mudança. “Será mais fácil para estacionar, acredito que terá menos congestionamento e acidentes. Toda mudança é bem-vinda”, reflete o gerente de vendas que trabalha na região há seis meses, Fabiano Ribeiro Ramos.

A comerciante Marlene Damasceno Capurro também acredita que as mudanças trarão melhorias, ainda mais a troca da rotatória do cruzamento da rua Amazonas com a rua Arthur Jorge por um semáforo. “Muita gente, principalmente a noite, passava por cima da rotatório e isso causava muitos transtornos”, comenta ela que está há 15 anos na região.

Segundo o diretor de trânsito da Agetran, Sidinei Oshiro, os serviços são uma ampliação do que já existe na área central, pois o número da frota de veículos da Capital aumentou muito de 2013 até junho deste ano, saltando de 472.922 para 484.684, acréscimo de 2,48% na frota. “O projeto total de reordenamento viário compreende o quadrilátero das ruas 13 de Maio, Amazonas, Ceará e avenida Mato Grosso para que tenha mais fluidez no trânsito. No momento estamos fazendo estudos para ampliar as mudanças até a avenida Rachid Neder”, informou.

Além da rua Amazonas se tornar sentido único e ter sinalização ampliada, as rotatórias dos cruzamentos da via com a Rua José Antônio e Rua Brasil serão retiradas, sendo que semáforos serão implantados nos locais. “Outro ponto que irá melhorar com as mudanças é a segurança, já que a visibilidade aumenta e diminui os acidentes”, enumera Oshiro.

Projeto

O plano total de reformulação viária prevê a implantação do sistema binário que torna as principais vias em mão única, onde uma rua trabalha o tráfego no sentido centro e outra no sentido bairro, assim sucessivamente. O projeto total de reordenamento viário compreende o quadrilátero entre a Avenida Ceará, Amazonas, 13 de Maio e Mato Grosso.