Um idoso de 79 anos disparou seis tiros contra um assaltante que invadiu sua casa na manhã desta quarta-feira em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre (RS). De acordo com a Polícia Militar, dos seis disparos, apenas um acertou o suspeito, no tórax. Ele foi levado ao hospital e está fora de perigo.

Segundo a polícia, o homem, de 31 anos, tentou forçar a porta da casa por volta das 7h15. Ao perceber o barulho, o idoso flagou o ladrão e fez os disparos.

A arma utilizada foi um revólver calibre 32 e, segundo a polícia, ela estava registrada em nome do idoso. O suspeito será encaminhado ao presídio quando tiver alta do hospital.

Idosa mata assaltante

Em junho de 2012, uma idosa de Caxias do Sul, na serra gaúcha, ficou conhecida nacionalmente após ter matado um assaltante dentro de casa. Odete Hoffmann Prá, 88 anos, admitiu ter feito disparos contra a vítima após a invasão de seu apartamento. Segundo a polícia, o assaltante teria feito ameaças à idosa usando uma faca de cozinha.

O Ministério Público arquivou em agosto de 2013 o inquérito policial ao qual a idosa respondia. Segundo a promotora Silvia Regina Becker, a mulher atuou em legítima defesa.

Odete morreu em novembro de 2013, após um incêndio atingir o apartamento em que ela morava, localizado na rua Sinimbu, esquina com a Guia Lopes, no centro da cidade. Segundo a Brigada Militar, a principal hipótese levantada pela família é que uma vela tenha provocado a tragédia.