Rosberg segura Hamilton e faz a pole position em Suzuka

Nico Rosberg conseguiu a pole position para o Grande Prêmio do Japão à frente do companheiro e líder da Fórmula 1, Lewis Hamilton, que assegurou a primeira fila para a Mercedes, no treino classificatório deste sábado. Rosberg, que cedeu a liderança do campeonato para Hamilton depois de abandonar a corrida em Cingapura, percorreu os 5,8 […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Nico Rosberg conseguiu a pole position para o Grande Prêmio do Japão à frente do companheiro e líder da Fórmula 1, Lewis Hamilton, que assegurou a primeira fila para a Mercedes, no treino classificatório deste sábado.

Rosberg, que cedeu a liderança do campeonato para Hamilton depois de abandonar a corrida em Cingapura, percorreu os 5,8 quilômetros de Suzuka em 1min32s506 para levar a primeira pole desde o GP da Bélgica, no final de agosto.

“Não estou pensando em Cingapura de forma alguma”, disse Rosberg, que está a três pontos de Hamilton depois de uma falha no volante causar um abandono no circuito urbano de Marina Bay.

“Foi um ótimo dia para todo mundo, foi apenas um primeiro passo, mas um passo muito bom.”

“Esse carro é incrível de pilotar”, acrescentou.

Hamilton, que foi o mais rápido na primeira sessão da classificação, não conseguiu superar a marca de Rosberg e perder a chance de fazer três pole positions seguidas por apenas dois décimos de segundo.

“Nada demais, na verdade”, disse Hamilton, ao ser perguntado sobre o que aconteceu de errado na sua volta.

“Nico foi extremamente rápido, eu fiz o melhor que eu pude”.

“Não estava sentindo, não sei por que, mas domingo é o dia de conseguir os pontos”, acrescentou o britânico, cujo carro teve que ser rapidamente consertado depois de bater na sessão matutina de treinos do sábado.

Apesar do erro, o time de Hamilton foi rápido o bastante para garantir à Mercedes a primeira fila do grid pela oitava vez na temporada. A equipe pareceu dominante a semana inteira e pode deixar o Japão com o título dos construtores se os resultados forem os esperados.

Vettel nono

Valtteri Bottas foi o terceiro com a Williams, à frente do companheiro Felipe Massa. O time de Grove assumiu a posição da Red Bull como o melhor do resto em um circuito apropriado para o seu carro.

A equipe campeã do mundo conseguiu colocar os dois pilotos no pódio atrás de Hamilton em Cingapura, mas não conseguiu carregar essa forma para o Japão.

Sebastian Vettel, que deve deixar o time no final da temporada para trabalhar na Ferrari, conseguiu apenas um decepcionante nono tempo, em um circuito no qual venceu quatro dos últimos cinco grandes prêmios.

Alguns problemas com o carro prejudicaram a última sessão de treinos, e o alemão continuou a sofrer no decorrer da classificação.

Fernando Alonso, quem Vettel deve substituir na Ferrari ano que vem, fez o quinto tempo, em uma de suas últimas aparições no sábado para a equipe de Maranello.

Daniel Ricciardo foi sexto colocado com a Red Bull, à frente de Kevin Magnussen e Jenson Button, em McLarens. Kimi Raikkonen, que também perdeu tempo no último treino, completou os dez primeiros com a outra Ferrari.

Enquanto a Mercedes liderou todas as sessões do final de semana, chuva do tufão Phanfone pode complicar a vida dos pilotos no domingo, mesmo que as Setas de Prata continuem a ser os carros a serem vencidos.

O pior da tempestade que passa perto da costa do Japão deve acontecer na segunda-feira, e a classificação aconteceu debaixo de sol.

No entanto, a previsão do tempo da Fórmula 1 avisou que algumas chuvas do tufão devem cair no circuito de Suzuka no dia da corrida.

“Esperamos que esteja molhado”, disse Rosberg.

“A última experiência que tivemos no molhado foi em Spa, onde o carro estava muito, muito rápido. Se chover, pode ser até melhor.”

Conteúdos relacionados