A cidade de , distante 74 km da Capital, recebe o “Ônibus da Saúde” neste sábado (22). A maior estrutura móvel de prevenção ao câncer do País é equipada com sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, além de uma experiente equipe de médicos. Desta vez, o programa de prevenção atenderá dois municípios. Além de Rochedo, a população de Corguinho também será atendida. O ônibus estará estacionado na rua Duque de Caxias, 228, no Centro, em frente à Escola Estadual José Alves Ribeiro, em Rochedo.

O objetivo principal do programa é levar até o interior de Mato Grosso do Sul procedimentos que essa população não tem acesso. É o caso da aposentada Geralda de Souza Rodrigues, 66 anos, moradora de Vicentina. Geralda, que não realizava seus exames preventivos há mais de dez anos, se sentiu valorizada ao ser convidada pela Caixa dos Servidores para colocar em dia seus exames.

“A equipe da Cassems me ligou dizendo que eu estava com meus exames atrasados e me convidou para colocá-los em dia. Dificilmente a gente que é velho recebe esse tipo de convite, então, me senti muito valorizada. Velho também gosta de carinho, e a Cassems demonstrou um imenso carinho conosco aqui de Vicentina”, agradece a aposentada.

Câncer de colo de útero

Quando diagnosticada no início, a doença tem maiores chances de cura. Além de identificar possíveis indícios de câncer, o atendimento no ônibus também se mostra importante por formalizar uma parceria entre o programa e o município, onde o paciente tem garantido o atendimento continuado caso apresente algum sintoma.

O câncer do colo de útero é o terceiro mais comum em mulheres no Brasil. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram cerca de 18 mil casos novos de câncer no Brasil em 2010. No mundo ocorrem cerca de meio milhão de casos novos por ano, com mais de 230 mil mortes.

Viabilizador do programa, o presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, explica que a prevenção é o melhor caminho para evitar esse mal. “A Cassems insiste na prevenção porque o câncer de colo de útero é uma doença silenciosa, sem sintomas nas fases iniciais”, disse Ayache, salientando que se detectada a doença na fase inicial o tratamento é totalmente eficiente, impedindo o desenvolvimento do câncer. “É muito importante realizar o exame anualmente”.

De acordo com a diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, os pacientes são todos agendados previamente pela equipe da Cassems e pelo Sistema Único de Saúde (SUS) municipal, que realiza uma triagem em mulheres com atrasos em seus exames. “Nós listamos todas as beneficiárias que não realizam exames preventivos e selecionamos os casos mais críticos. Existem episódios de beneficiárias com atraso de mais de dez anos”, explica Budib.

Serviço

O “Ônibus da Saúde” estará estacionado em Rochedo, na rua Duque de Caxias, 228, no Centro, em frente à Escola Estadual José Alves Ribeiro.