Ritmo nordestino do maracatu será ensinado em oficina a partir de 8 de fevereiro

“Anamauê, auêia, aê, Anamauê, auêia, aê. Atrás do arranha-céu tem o céu tem o céu e depois tem outro céu sem estrelas. Em cima do guarda-chuva, tem a chuva tem a chuva, que tem gotas tão lindas que até dá vontade de comê-las. Anamauê, auêia, aê, Anamauê, auêia, aê”. A letra da música de Chico […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

“Anamauê, auêia, aê, Anamauê, auêia, aê. Atrás do arranha-céu tem o céu tem o céu e depois tem outro céu sem estrelas. Em cima do guarda-chuva, tem a chuva tem a chuva, que tem gotas tão lindas que até dá vontade de comê-las. Anamauê, auêia, aê, Anamauê, auêia, aê”. A letra da música de Chico Science e Nação Zumbi foi uma das grandes responsáveis por difundir o maracatu no país.

O ritmo tradicional do nordeste brasileiro, das cidades de Recife e Olinda, coração do estado de Pernambuco, desenvolveu-se a mais de 400 anos e tem origem na cultura negra e religiosa. Quem se encanta pelo batuques tem agora a oportunidade de aprender mais sobre a música e a dança que embala os nordestinos. A partir de 8 de fevereiro até 6 de abril, o Mercado Cênico fará a oficina “Maracatu de Baque Virado”.

Os interessados no ritmo vão conhecer os instrumentos que compõe a orquestra do Maracatu. Serão vistos os principais baques (toques) das Alfaias e os ritmos do Ganzá, Agbê, Gonguê.

A coordenação da oficina ficará por conta do multi-instrumentista, Ricardo Maisatto, que iniciou seu estudo percussivo em 2007, desde então vem pesquisando e se aprofundando nos ritmos populares Brasileiros. Formou o grupo Jequitibá, com pesquisa de ritmos nordestinos. Integrou as bandas Xaraiês e Canaroots. Atualmente é professor de música.

A oficina terá inicio no dia 8 de fevereiro, sempre aos sábados e domingos, das 17h às 19h, na sede do Mercado Cênico, Rua Dr. Temístocles, 64, Vila dos Ferroviários, Centro. A mensalidade será de R$ 80,00 e as vagas são limitadas. Mais informações acesse www.mercadocenico.com / [email protected] / ou ligue para 9854-1010.

Conteúdos relacionados