O casal que pichou a estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade no Natal do ano passado na Praia de Copacabana foi denunciado pela 19ª Promotoria de Investigação Penal pelos crimes de pichação e poluição ambiental de natureza visual. O vandalismo foi cometido na manhã de 25 de dezembro em Copacabana, que fica na zona sul do Rio de Janeiro.​ Pablo Lucas Faria, que confessou o crime, e sua então namorada, July Bernardes Vasconcellos Reis, estão em liberdade.

Empresário na cidade mineira de Uberaba, Pablo também seria o responsável por atos de vandalismo na estátua do jornalista Zózimo Barroso do Amaral no Leblon, e no monumento de Estácio de Sá, o fundador da cidade.

Inaugurada na ocasião do centenário do poeta, a estátua de Drumond é cartão postal de Copacabana – muitos turistas param no local para registrar fotos. Ainda assim, a estátua já foi pichada poucos meses após sua inauguração.

Além disso, ao longo dos anos, os óculos de bronze que formam a imagem do escritor foram roubados em oito oportunidades – a última, em maio de 2012, motivou a Prefeitura do Rio a instalar câmeras de monitoramento no local. A obra é de autoria do artista plástico Leo Santana.